Sexta-feira, 8 de março de 2013 - 11h47
O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Vilhena (DTCEA-VH) realizou na manhã de ontem quinta-feira, 7 de março, diversas atividades em comemoração do seu 12º aniversário.
A data exata do aniversário do DTCEA-VH é dia 8 de janeiro, mas segundo o Comandante do Destacamento, Capitão Especialista da Aeronáutica em Comunicações Ricardo Luiz da Costa Felix, essa data foi escolhida por se tratar do dia em que a Organização completa 10 anos com a atual nomenclatura. Atualmente a Unidade conta com um efetivo de 22 militares, os quais têm como principais atividades a manutenção dos equipamentos eletrônicos relativos ao Controle do Espaço Aéreo no sítio de Vilhena, realização de serviços administrativos, apoio ao Destacamento de Aeronáutica de Vilhena (DSTAE-VH), além de atividades diversas peculiares à vida militar e ao cumprimento da missão local.
As comemorações no Destacamento foram intensas nesse 12º aniversário. Na programação, os militares e convidados de diversos seguimentos da comunidade puderam entender, após uma breve palestra, a importância dos trabalhos realizados em Vilhena pela Força Aérea. Em seguida as autoridades convidadas puderam visitar as instalações do Destacamento, além de participarem do descerramento de quadros de militares que se destacaram como padrões no período de 2012/2013.
De acordo com o Comandante Felix, a missão do DTCEA-VH é prover serviços de detecção e controle de aeronaves que circulam no espaço aéreo em um raio de aproximadamente 200 milhas náuticas (MN), por meio de RADARES de rota primário e secundário. Possibilita ainda a comunicação entre aeronaves e operadores de solo, por meio de sistemas de telecomunicações em VHF e UHF.
“Este ano, ao pensamos como faríamos nossas comemorações em alusão ao 12º aniversário, resolvemos convidar diversos órgãos e instituições para conhecerem de perto como é nosso trabalho, qual é nossa missão em Vilhena. Muitas pessoas não imaginam a importância deste Destacamento para segurança do controle do espaço aéreo nessa região. Nossa missão principal aqui é manter a operacionalidade dos equipamentos transmissores e seus sistemas na localidade de Vilhena”, frisou.
As comemorações terminaram com uma palavra de gratidão a Deus pelos 12 anos de instalação no município e com uma confraternização com convidados.
HISTÓRICO RESUMIDO DO DTCEA-VH
O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Vilhena é uma Organização militar do Comando da Aeronáutica (Ministério da Defesa), subordinada ao Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), sediado em Manaus. Foi ativado pela Portaria n°728/GC3, de 11 de novembro de 1999, com a denominação de Destacamento de Proteção ao Voo, Detecção e Telecomunicações de Vilhena e iniciou suas atividades em 08 de janeiro de 2001, data em que se comemora o aniversário da Unidade.
Posteriormente, a Portaria nº 183/GC3, de 27 de fevereiro de 2003, estabeleceu que, a partir de 07 de março daquele ano, a Unidade passaria a se chamar Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Vilhena (DTCEA-VH).
O primeiro Comandante do DTCEA-VH foi o 2° Tenente Especialista em Comunicações Gilvan JORGE de Almeida, que o comandou no período de 18 de janeiro de 2002 a 02 de fevereiro de 2005.
RELEVÂNCIA DO DESTACAMENTO PARA A CIDADE DE VILHENA
O Capitão Felix explicou em sua palestra a relevância do Destacamento para a cidade, “Enquanto cumprimos com esmero nossa missão, o Destacamento atua em parceria com Instituições em Vilhena, contribuindo para o desenvolvimento cívico e social da cidade, ao mesmo tempo em que fortalece a imagem da Força Aérea na região. Desenvolvemos diversas atividades do DTCEA-VH em benefício da comunidade vilhenense: prestação de informações sobre o Comando da Aeronáutica: formas de ingresso, missão, serviços disponíveis; inscrição para o serviço militar inicial na Aeronáutica em Vilhena e atualização anual de certificados de reservistas; apoio aos militares da Aeronáutica da reserva e familiares domiciliados na cidade e redondezas; apoio a eventos da cidade e participação dos mesmos (solenidades, atividades sociais, doação de sangue, 7 de Setembro, torneios esportivos, campanhas de trânsito etc.); realização de eventos e celebrações com participação de familiares do efetivo, tais como Dia das Mães, formaturas de Cabos, de Soldados, aniversário da Unidade, além de abrirmos as portas e disponibilizarmos o quartel para atividades da cidade (visitação de escolas e instituições diversas e instruções de bombeiros civis)”,finalizou Felix.
Fonte: Flávia Rosane
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi
Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer
A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n