Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 - 13h26
A chuva constante que atinge Rondônia provoca estragos em pelo menos 15 municípios, isolando 5 do restante do Estado. A enchente nos rios Muqui, Machado, Urupá e Jaru, eleva para 350, o número de famílias desabrigadas.
Daniel Panobianco A situação das enchentes em Rondônia é vista com preocupação por parte das autoridades locais. Alguns municípios vão decretar emergência junto à SEDEC (Secretaria Nacional de Defesa Civil), para conseguir ajuda o mais rápido possível.
Entre Costa Marques e Alvorada d' Oeste, a chuva constante elevou o nível de rios e igarapés causando enchente em diversos pontos. Em São Francisco do Guaporé, Seringueiras e São Miguel do Guaporé, ambos no vale do Guaporé, os pontos de atoleiro tomam conta de linhas de acesso, além de impossibilitar o tráfego na rodovia BR-429 que liga à Bolívia.
Em Alvorada d' Oeste, a situação já é de emergência, segundo a administração local. Toda a população está isolada do restante do Estado devido à enchente no rio Muqui, que corta a BR-429, próximo a divisa com Presidente Médici. O nível da água em alguns pontos subiu 3 metros provocando grandes estragos. Ao todo, as autoridades locais informam que mais de 30 pontes caíram no interior do município.
Em Pimenta Bueno, no centro-sul rondoniense, o nível do rio Barão de Melgaço está 1,10 metros2 metros acima do nível normal inundando sítios, chácaras e fazendas. acima do normal e já alaga comunidades ribeirinhas. Já o rio Pimenta, principal formador do rio Machado, está quase
Entre Cacoal e Ji-Paraná, o nível do rio Machado sobe sem parar. Somente em Ji-Paraná, o Corpo de Bombeiros local já contabiliza mais de 40 famílias desabrigadas ou desalojadas e cerca de 100 pessoas fora de suas casas. Ao meio-dia desta quarta-feira, o nível do rio atingiu 11,30 metros, segundo dados da ANA (Agência Nacional de Águas). O nível normal é de 9,37 metros.
Em Jaru, o rio de mesmo nome também transbordou obrigando a retirada de 12 famílias de áreas que ficaram alagadas na manhã de hoje. No interior do município, núcleos e distritos estão isolados onde o único meio de transporte agora é o barco.
As autoridades contabilizam que, somente no Vale do Guaporé, que compreende 5 municípios, cerca de 170 mil pessoas estão isoladas. Em Ji-Paraná, a população afetada pela enchente tende a aumentar muito até sexta-feira, pois voltou a chover forte no período da manhã. Ao todo, o município possui 12 mil pessoas que residem em áreas de risco entre as zonas rural e urbana.
A enchente também já começa a afetar o interior de Vale do Anari e Machadinho d' Oeste, com a mesma cheia de rio Machado. Várias fazendas e comunidades ribeirinhas já estão isoladas.
Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão
A Prefeitura de Porto Velho encerrou a semana promovendo mais uma reunião dos 100 dias de governo, no auditório do Prédio do Relógio, com um balanço d
Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março
A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re
Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria
Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel
Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná
Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout