Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

200 pessoas participam do Simpósio sobre Diversidade Sexual


 

 Gente de Opinião

Mais de 200 pessoas participaram do Seminário Cidadania e Diversidade Sexual realizado na sexta-feira, dia 17 de fevereiro, no auditório da Promotoria de Justiça de Ariquemes. Promovido pela 1ª Promotoria de Justiça de Ariquemes (Curadoria da Cidadania e dos Direitos Humanos), o evento teve como objetivo promover um amplo debate com a sociedade, visando combater a violência decorrente de preconceito/discriminação, suscitando a conscientização social de modo geral.

A presença do público heteregêneo que lotou a unidade do MP em Ariquemes foi resultado da ampla divulgação, realizada anteriormente ao evento. Toda a comunidade foi chamada a participar da atividade, por meio da imprensa ou pelo envio formal de convites. De acordo com a coordenação do simpósio, redes de ensino, igrejas, entidades e autoridades em geral receberam ofícios, mediante os quais foram convidadas a comparecer.

 Compuseram a mesa de honra do evento, a diretora do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOP-Cidadania), Priscila Matzenbacher Tibes Machado; a diretora do Centro de Apoio Operacional da Probidade Administrativa (CAOP-PPA), Promotora de Justiça Joice Gushi Mota Azevedo; a presidente da Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Rondônia, Marília Lisboa Benincasa; o coordenador Estadual de Politica de Direitos Humanos do Governo do Estado, Máximo Araújo de Mesquita; o vereador Nairton da Saúde e representantes de movimentos sociais.

O Simpósio teve como palestrante o professor o Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Mato Grosso (PPGAS/UFMT), Estevão Rafael Fernandes, graduado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (2002), Mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (2005) e Doutor em Ciências Sociais (Estudos Comparados sobre as Américas) pela Universidade de Brasília (2015).

O evento, que integra o projeto Igualdade, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOP-Cidadania), é o primeiro de uma série de iniciativas que buscarão discutir o tema. O projeto tem como propósito estabelecer uma política institucional de combate à discriminação e ao preconceito de qualquer natureza, bem como promover auxílio aos órgãos de execução nas questões afetas à violação dos direitos humanos decorrentes destes preconceitos.


Fonte: MP_RO
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho

Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho

Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13

Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia

Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia

O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece

Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada

Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada

O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)

"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho

"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho

O prefeito​ de Porto Velho, Léo Moraes​, esteve presente, na última semana, no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé para acompanhar o trab

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)