Quinta-feira, 10 de setembro de 2009 - 10h40
O município de São Felipe do Oeste será palco, no último domingo de setembro, dia 27, do grande evento organizado pela Paróquia de Pimenta Bueno, Nossa Senhora de Fátima. No ano passado, a Romaria da Bíblia recebeu aproximadamente cinco mil romeiros de diversos municípios do Estado que estiveram celebrando a vida, relembrando a história de sofrimento, lutas, conflitos, mas acima de tudo a esperança e a resistência do povo ordeiro que povoou a vila de São Felipe do Oeste.
Programação
A programação deste ano é organizada mais uma vez pelo pároco Frei Airton dos Santos. O sacerdote, em sua segunda Romaria, segue os costumes da comunidade, que a cada ano recebe os romeiros de diversos locais, tradição dos devotos marianos e membros efetivos da comunidade católica, em uma comunidade. No ano passado, a Romaria foi realizada da Água Santa a Comunidade São João.
Esse ano a carreata sairá às 08:00h de São Felipe até a água santa. A procissão sairá às 08:30h da Água Santa até a comunidade Nossa Senhora das Graças. Romeiros seguem a pé, rezando, cantando e contemplando as 15 estações da via-sacra de Jesus. A celebração eucarística acontece antes do almoço. Em seguida, jovens de diversas comunidades realizam o momento cultural, resgatando a participação da juventude nos eventos tradicionais da igreja católica.
“Um grande encontro de fé e adoração, celebração da vida e resgate do valor da palavra de Deus no último domingo de setembro será realizado mais uma vez para este povo abençoado. Você é o nosso convidado especial” enfatiza Frei Airton.
Histórico da Primeira Romaria
A primeira Romaria realizou-se nas margens do Córrego da Água Santa em São Felipe do Oeste no ano de 1986. Muitas famílias, vindas de várias partes do Brasil, tinham esperança de encontrar um pedaço de terra para obter o sustento familiar. Havia um grupo de grileiros que ocupavam 36 mil hectares de terra. Em 1977 houve o primeiro despejo nas proximidades das linhas 41, 37 e 33. Muitos foram espancados, outros saíram amarrados pelos jagunços sob forte ameaça.
Em 1979, outra ocupação foi originada nas proximidades da Capa Zero e na Linha 208. Novamente outro despejo aconteceu. Neste contexto, muitos agricultores abandonaram suas propriedades, dando origem à cidade de Alta Floresta. Pimenta Bueno ajudou os agricultores a criar sindicato para fortalecer as primeiras associações em São Felipe.
No dia 11 de novembro de 1980, Pe. João Zanotto junto com as irmãs foi à comunidade de São João para celebrar missa, seguindo roteiro de visitas. Zanotto achou estranho encontrar apenas mulheres e crianças na celebração. Em seguida, descobriu que os homens estavam na ocupação passando muito sofrimento.
Diante dos fatos, padre João Zanotto resolveu realizar a missa junto aos posseiros. Ao longo da caminhada, foram colocando cruzes para simbolizar o sofrimento e a luta daqueles que estava dentro da ocupação. As cruzes, usadas para rezar a via sacra, foi interpretada pelo regime da época como demarcação de terras. Isto resultou no processo que enquadrou Pe. João Zanotto na Lei de Segurança Nacional.
Crianças, mulheres e homens ao fim da caminhada sentiam muita sede. Chegando a Linha Marco 08, onde foram queimados os primeiros barracos, nas proximidades da Água Santa, o vigário Zanotto celebrou a 1ª Eucaristia de 11 crianças catequizadas por José Manuel que fora embora, logo depois para Alta Floresta, por não conseguir um pedaço de terra.
Outro fato importante se dá ao nome Água Santa
Os pistoleiros encima do caminhão passariam por cima de todos que tivessem no local. O caminhão atolou. Em seguida buscaram o trator, este por sua vez, também, ficou atolado. Assim, com os veículos imobilizados, o povo pode realizar a celebração com tranqüilidade. Tudo isso aconteceu na estrada onde passava carros perfeitamente. Desde então, atribuíram ao episódio e ao local, a proteção divina, a proteção de Deus.
Na semana seguinte, Zanotto foi celebrar missa noutra comunidade. Dali ficou sabendo de um tiroteio entre jagunços e 45 agricultores que estavam acampados ao lado da Água Santa. Deste conflito, duas pessoas saíram feridas. Os senhores Daniel Venturim e Nerci Rosa e a senhora conhecida como Jovelina socorreram os feridos e lavaram as roupas manchadas de sangue. Assim, a primeira Romaria Oficial realizou-se no ano de 1986, nas margens do córrego da água santa, na cidade de São Felipe do Oeste.
Fonte: Paulo Henrique Silva/SRT/RO 983
Em uma noite marcada pela valorização do empreendedorismo e do desenvolvimento local, a Câmara Municipal de Vilhena realizou no dia 22 de novembro d
Em mais um passo para promover o desenvolvimento rural no estado, o governo de Rondônia assinou a ordem de serviço (OS) para o georreferenciamento d
Parque da Cidade recebe multidão para prestigiar show do padre Alessandro Campos
O Parque da Cidade recebeu, na noite deste domingo (24), um dos maiores públicos do Natal Porto Luz desde a sua inauguração. Além da decoração, das at
O Parque da Cidade, palco do Natal Porto Luz, contará com uma programação recheada neste fim de semana. Além do espetáculo de luzes e cores da decoraç