Quarta-feira, 20 de setembro de 2017 - 11h26
O deputado Adelino Follador (DEM), em seu pronunciamento no grande expediente da sessão ordinária desta terça-feira (19), relatou a morte de jovem de 25 anos em razão de um problema que o parlamentar destacou como muito grave em Rondônia. Segundo Follador, capivaras soltas em estradas têm causado vários acidentes, inclusive, com vítimas fatais.
Segundo o deputado, na região de Nova Vida, Quatro Cachoeiras, na saída do município de Rio Crespo, localidades que contam com bueiros, baixadas, estão extremamente habitadas por muitas capivaras.
Para o parlamentar, o Ibama precisa realizar um estudo para analisar a procriação descontrolada do mamífero que tem sido motivo de inúmeros acidentes, tanto com carros, como motocicletas.
“Além dos riscos que esses bichos oferecem por estarem soltos próximos as estradas, também são transmissores de doenças por carregarem muito carrapato. É preciso que uma medida seja tomada em caráter de urgência. Existem regiões que a caça é permitida, precisamos analisar hipóteses no sentido de controlar esse mal que está sendo uma praga em Rondônia”, declarou o deputado.
Cujubim
O deputado ressaltou que no último sábado (16), participou da entrega de um tanque resfriador de leite de mil litros e de uma carreta agrícola, adquiridas, através de emenda de autoria do parlamentar para atender a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento 2 de Julho (Asprodois), na RO 205, em Cujubim.
Buritis
Segundo Follador, na próxima quinta-feira (21), ele estará em Buritis para participar da entrega de uma ambulância e de kits biométricos, também conhecido como, kits bio, material utilizado para a captura de digitais no processo de confecção do registro de identidade.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda de autoria do parlamentar e atenderá 17 municípios.
“De Jaru até Candeias, de Buritis até Machadinho todos os municípios serão atendidos por meio de emenda nossa e convênio das prefeituras com o Instituto de Identificação do governo do Estado”, informou o deputado.
Ariquemes
Adelino Follador informou que o Estado liberou recurso de R$ 200 mil, fruto de emenda de sua autoria, para ser investido em transporte escolar para atender o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) de Ariquemes.
Monte Negro
O parlamentar anunciou que o governo também liberou recurso de R$ 150 mil, provenientes de emenda de sua autoria para ser investido na recuperação de estradas no município de Monte Negro.
Projetos
O deputado informou que apresentou na Assembleia, dois projetos de lei já aprovados em outros estados. Segundo ele, em razão dos bons resultados, é preciso trazer para Rondônia também ser beneficiada.
Um dos projetos dispõe sobre a fixação de cartaz em revendedoras e concessionárias de automóveis informando sobre isenções tributárias específicas, concedidas às pessoas com deficiência. Segundo o parlamentar, poucos são os portadores de deficiência que têm conhecimento de que possuem o direito de serem isentos de cargas tributárias como o IPI e o ICMS.
O segundo projeto prevê a obrigatoriedade dos estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios disponibilizarem em local único, específico e com destaque, os produtos destinados aos indivíduos celíacos, diabéticos e com intolerância à lactose.
Segundo Follador, o projeto visa facilitar o direito ao acesso facilitado dos alimentos destinados a uma parcela da população acometida de restrições alimentares.
Fonte: Juliana Martins
Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, liderou a primeira reunião semanal de gestão instituída pelo Decreto nº 20.748, de 9 de
CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste
Uma equipe foi enviada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), Gio Damo, ao município de Alvorada do Oeste para apresenta
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, sancionou na terça-feira (7), a Lei Complementar Nº 1.000, que estabelece a organização básica dos órgãos da
Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho
Foi publicado no Diário Oficial dos Município de Rondônia na terça-feira (7), o Decreto nº 20.745, de 6 de janeiro de 2025, que instituiu um Grupo de