Quarta-feira, 20 de abril de 2016 - 17h02
O aeroporto Capital do Café, em Cacoal, retomou na terça-feira (19), às 13h30, as operações com jato Embraer 195, com capacidade para 119 passageiros. A empresa Azul realiza de domingo à sexta-feira voos de Cuiabá-MT/Cacoal-RO e Cacoal/Cuiabá. Estes voos ocorriam numa aeronave de menor porte, turbe-hélice ATR 72, com capacidade para 70 passageiros. Os voos permanecem no mesmo horário: chegada a Cacoal às 13h30 e saída para Cuiabá às 13h50.
O jato Embraer 195, conforme o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), reduzirá o tempo de voo de 2h20min para 1 hora, ou seja, garantirá 1h20min a menos no trajeto Cacoal/Cuiabá. O jato retoma as atividades no Aeroporto do Café após o DER sanar junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) as documentações dos serviços de medição de atrito e macro textura na pista do aeroporto
A administradora do Capital do Café, Elicia Bozo, afirma que a atuação do jato Embraer 195 tem importância estratégica para grandes aeroportos do país. Elicia explica que a redução de 1h20min de voo garante conexões importantes nos aeroportos de São Paulo, por exemplo. “Com a aeronave ATR 72 o tempo de voo não era suficiente para essas conexões”, acrescentou.
O diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, afirma que o Governo de Rondônia tem realizado investimentos necessários para manter as atividades do aeroporto Capital do Café. Disse que o governador Confúcio Moura visualiza o funcionamento aeroporto de Cacoal com uma das prioridades da administração estadual.
A empresária Dulcinéia Nascimento disse que a nova aeronave representa conforto e agilidade no dia-a-dia de quem depende de voos frequentes. Dulcinéia frisou que faz o mesmo trajeto a cada 15 dias e declarou que 1h20 a menos de voo é um alívio.
“Cacoal é uma das grandes cidades do estado, com pólos educacionais e de saúde. Além disso o aeroporto atende outras cidades próximas e toda a Zona da Mata, na região de Rolim de Moura, garantindo voos lotados todos os dias”, destacou.
APERFEIÇOAMENTO
Neste mês, seis servidores do DER participaram do curso de Agente de Proteção da Aviação Civil (Apac), oferecido pela Anac. O curso foi realizado no aeroporto Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho. Parte dos servidores certificados pela Anac atuam no aeroporto de Cacoal.
Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Emanuel Alencar
Secom - Governo de Rondônia
Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho
Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13
Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece
Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada
O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)
"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve presente, na última semana, no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé para acompanhar o trab