Quinta-feira, 26 de julho de 2012 - 12h30
Um intenso cronograma de atividades de treinamento, visando maior qualificação para o desenvolvimento das ações pertinentes a segurança aeroportuária vem sendo realizado com frequência no aeroporto de Ji-Paraná. Na manhã de ontem (25), dois importantes cursos foram ministrados.
O primeiro reuniu cerca de 30 pessoas que desenvolvem atividades de segurança na aviação civil e atuam no Aeroporto José Coleto. O tema trabalhado pelo profissional da érea de segurança que ministrou o curso, Anderson Camargo Siqueira, foi “Sistema de CFTV de vigilância aeroportuária”.
As exigências de segurança nos aeroportos aumentaram continuamente nos últimos anos. O controle de acesso e as regulações de circulação de pessoas têm um papel essencial neste contexto. Ao mesmo tempo, os passageiros, os visitantes e o pessoal do aeroporto esperam que os equipamentos de controle de acesso sejam rápidos e cômodos para o utilizador.
A segurança dos aeroportos é uma questão que deve ser tratada com muito cuidado, visto os parâmetros mundiais, com atentados, utilização de aeronaves como armas e outras situações anormais dos nossos aeroportos.
“A melhoria contínua de segurança deve ser um objetivo a ser atingido, e para isto, devemos buscar os avanços tecnológicos. Avanços tecnológicos como por exemplo Sistema de CFTV de Vigilância Aeroportuária são apresentados, além da sua utilização para controle de acesso e identificação de funcionários do aeroporto visando o aumento da segurança e minimização dos riscos contra a aviação civil, onde a segurança de passageiros, funcionários e usuários em grandes aeroportos vem se tornando cada vez mais sério, levando em conta questões como a segurança de vôo doméstico e internacionais”, explicou Anderson.
Todo o acesso público ou restrito ao José Coleto é canalizado através do terminal, onde cada passageiro, usuário ou funcionário passa pelo detector de metal e todos os seus pertences passam por um equipamento de inspeção. Os seguranças do aeroporto também podem ordenar uma revista completa numa pessoa e/ou na bagagem desta. Além de objetos considerados de riscos à integridade física, (armas de fogo, facas, tesouras, etc), também são proibidos objetos que ponham em risco a integridade do vôo, (isqueiros, materiais inflamáveis ou explosivos, etc).
Energia
Outro curso proferido na manhã de ontem pelo chefe de manutenção, Edilson da Silva Santos, tratou sobre o manuseio do motor gerados de energia em caso da falta do fornecimento externo. Segundo Edilson, o motor atualmente existente no aeroporto é de 40 KVA, o que não é suficiente para atender a total demanda do José Coleto no caso da falta de energia. “ Com esse motor alimentamos as luzes do balizamento de aeronaves, o equipamento PAPI, torre de dados, sala de rádio e luzes de emergência do saguão, o suficiente para a manutenção da segurança das atividades realizadas. Mas sabemos que já está sendo providenciado um de maior capacidade, o ideal seria de 200 KVA”, explicou Edilson.
O chefe da manutenção orientou os agentes de portaria quanto a correta utilização do gerador, que inclui o desligamento e ativação de diversos equipamentos do aeroporto de Ji-Paraná.
Fonte: Adriana Albuquerque
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