Segunda-feira, 8 de maio de 2017 - 10h20
Para atender a um público interessado por uma alimentação de qualidade, com baixa caloria, uma agroindústria rural de Ariquemes criou uma linha de produtos light à base de palmito do babaçu. A lâmina para lasanha e o macarrão do palmito do babaçu foram apresentados na 1ª edição da Exposição de Piscicultura da Região do Vale do Jamari (Expovale), que aconteceu de quinta-feira (4) até esse domingo (7), em Ariquemes.
A proprietária da agroindústria Verdes Campos, Tânia Freitas, contou que há três anos iniciou as atividades fabricando conservas do palmito de babaçu. Tudo corria bem, bom retorno financeiro, porém, ela queria criar algo diferente, e observou o crescimento do mercado fitness e a procura das pessoas por alimentos leves, nutritivos e saudáveis.
Depois de algumas pesquisas, ela encontrou uma reportagem sobre a lâmina de palmito, e foi aí que a ideia apareceu, e desde setembro de 2016 a agroindústria produz a lâmina para lasanha e o macarrão do palmito babaçu.
Em apenas oito meses, a Verdes Campos, além de Ariquemes e região, já comercializa seus produtos para Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. A produção mensal é de uma tonelada de palmitos em conserva e três de lâmina para lasanha e macarrão de palmito do babaçu, gerando 11 empregos diretos e uma renda bruta média de aproximadamente R$ 480 mil ao ano.
“A Expovale foi uma excelente oportunidade de divulgar as nossas conservas e a nossa linha de produtos light. Tinha muita gente que não conhecia nossos produtos”, destacou Tânia.
O governador Confúcio Moura, idealizador e criador das agroindústria, visitou todos os expositores durante a Expovale. No da empresa de Tânia ele ressaltou o sucesso e o potencial das agroindústrias, e disse ficar satisfeito quando vê o sucesso das famílias empreendedoras. “Eu fico feliz e orgulhoso de ver este projeto dando bons frutos. As agroindústrias são geradoras de renda para o homem do campo e para a cidade. É um projeto que me enche de orgulho”.
Para a funcionária da Verdes Campos, Claudenice de Oliveira, além da divulgação, o evento também proporcionou oportunidades de futuros contratos com empresários e produtores rurais durante a rodada de negócios. “Excelente divulgação da agroindústria e dos produtos a custo zero, oportunidade de negócios e ainda por cima vendemos 95% dos produtos expostos”, comemorou os resultados a empresária com o governador Confúcio.
A Expovale é uma ação do governo do estado, sob a coordenação da Superintendência de Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Suder) e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Associação Comercial e Industrial (Acia) de Ariquemes, e o apoio de outras instituições.
O secretário Evandro Padovani visitou a exposição no domingo pela manhã, passando por todos os estandes. “As agroindústrias não deixam nada a desejar tanto na qualidade quanto nos sabores. Os produtos têm qualidade e são gostosos. O governo estadual incentivará sempre esses produtores”, disse Padovani.
Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Secom - Governo de Rondônia
Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho
Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13
Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece
Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada
O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)
"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve presente, na última semana, no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé para acompanhar o trab