Segunda-feira, 16 de novembro de 2009 - 19h21
O projeto piloto formou 20 alunos no ensino médio e em curso profissionalizante de técnico em Informática
A noite do sábado, 14, marcou o início de uma nova etapa na caminhada de 20 alunos que concluíram o curso médio e Técnico em Informática do SESI/SENAI e receberam os diplomas, durante a solenidade de formatura realizada no município de Vilhena. O curso integra o projeto piloto de Educação Básica e Educação Profissional (EBEP), fruto de uma parceria do SESI, através do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e do SENAI com o papel da formação profissional.
A formatura contou com a presença do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), José Marcondes Cerrutti - que, na ocasião, representou o presidente da FIERO, Denis Roberto Baú, do diretor do SENAI/RO, Vivaldo Matos Filho, da representante da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) em Vilhena,Vera e dos diretores das unidades do SESI e SENAI, Gilvane Faris e Ari Dupont, respectivamente, além dos professores e familiares dos alunos.
Cerrutti abriu a solenidade ao parabenizar os formandos pelo empenho, dedicação ao concluírem o curso e enfatizou a seriedade do trabalho executado em conjunto pelas Casas SESI/SENAI. O vice-presidente alertou aos alunos para que aproveitem – da melhor maneira – os conhecimentos adquiridos para o crescimento profissional e a permanência no mercado de trabalho tão competitivo.
Já o diretor do SENAI/RO analisou positivamente o fechamento das ações executadas pelas unidades existentes no Estado neste ano e adiantou que a previsão é dobrar o número de matrículas para 2010, bem como, ampliar a atuação do SENAI junto às empresas parceiras, com relação à adequação da oferta de mão de obra. Da mesma forma, Vivaldo Matos Filho cumprimentou os formandos, a equipe de professores, os diretores das unidades e frisou que Vilhena – em seu entorno - é considerado um município pólo, prestador de serviços e com forte representação das indústrias dotadas de alta tecnologia, o que torna o mercado local ainda mais exigente para a qualificação da mão de obra.
A oportunidade única dos alunos foi também citada pela coordenadora de Educação do SESI/RO, Zaira Zaavedra, por considerar que se trata de um projeto piloto que contempla a educação básica e a educação profissional. Zaira foi enfática ao mencionar o privilégio dos alunos em terem disponível o curso em um país ainda com alto índice de analfabetização.
Para as alunas Verônica Taborda e Elizet Raiski, o curso dispensou um nível elevado de conhecimentos durante as aulas, razão que motivou os alunos a continuarem e aproveitarem o máximo as técnicas transmitidas pelos professores. “O curso foi muito proveitoso e com o certificado temos condições de entrar para o mercado de trabalho com mais facilidade, porque fomos preparados por instituições que têm credibilidade e professores altamente capacitados", complementou Verônica.
Na análise do professor do SENAI – Vilhena, Leandro Barbosa Lima, além da formação profissional, o EBEP apresenta a preocupação com social, na medida em que prepara o ser humano para os desafios da vida. Lima disse que os alunos colocaram em prática muitas experiências para o aprendizado e considerou as avaliações por competência.
Após os discursos e homenagens, houve a entrega dos diplomas e, em seguida, os alunos fizeram o juramento. O jantar de confraternização foi servido aos presentes.
Fonte: Humberto Oliveira
Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão
A Prefeitura de Porto Velho encerrou a semana promovendo mais uma reunião dos 100 dias de governo, no auditório do Prédio do Relógio, com um balanço d
Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março
A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re
Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria
Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel
Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná
Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout