Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Alunos e professores da Farol aplaudem Confúcio Moura


O convite foi feito pela professora Ester Caliane, coordenadora do estágio do 7º período de administração e acompanhado atentamente por um auditório lotado e ávido por conhecer, na prática, um pouco mais sobre o tema.

Após abertura feita pela professora Ester, ouviu-se o hino de Rondônia, em seguida as falas do professor Odirlei Lovo, coordenado do curso de administração e ciências contábeis e do professor doutor Dirceu Carlaile, diretor acadêmico da Farol.

Confúcio Moura subiu ao palco, agradeceu as palavras elogiosas dos acadêmicos e iniciou a apresentação sobre o tema, “Governança para resultados, desafios e perspectivas da administração pública”, discorrendo e apresentando gráficos, imagens e projetos de uma forma simples, técnica e didática que encantou a todos.

Abordou temas polêmicos como os vícios encravados no serviço público, leis antigas e caducas e entraves burocráticos impingidos por funcionários reacionários. Falou também das soluções, dos projetos, das ferramentas de aferição e acompanhamento e dos programas eleitos, não apenas para o período do seu governo, mas pensados em longo prazo. Aproveitando a presença do senador e presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp, na plateia, fez várias referências aos percalços enfrentados pelo governador, recebendo a confirmação do senador que já ocupou tal cargo em Rondônia.

O tema Governança para resultados, por ser muito complexo, passou a ser encarado pelo governo a partir de ações e projetos selecionados e acompanhados pela Agenda Integrada de Resultados (Agir), que é uma reunião semanal em que Confúcio ouve e acompanha os resultados apresentados pelos secretários de todas as pastas e seus técnicos, para cada um dos quatorze temas macro e seus desdobramentos.

Antes de finalizar, o governador citou exemplos de sucesso obtidos por governos de outros estados, como a recuperação econômica de Minas Gerais, conseguida pelo governador Aécio Neves e a implantação dos polos exportadores em Pernambuco. Disse ainda dos seus projetos de dragagem do rio Madeira, da construção da estrada de ferro cortando o estado de sul a norte, dos programas de inclusão social, das obras de recuperação e asfaltamento de toda a malha viária e núcleos urbanos de Rondônia.

Ao termino da palestra, Confúcio Moura enfatizou o potencial do agronegócio e os resultados já obtidos na industrialização, comercialização e exportação de inúmeros produtos certificados e de altíssima qualidade ‘Made in Rondônia’. Foi aplaudido de pé por todos, concedeu entrevistas a emissoras locais, posou para fotos junto aos alunos e professores, dos quais recebeu uma placa comemorativa.

Fonte: Marco Aurélio Anconi
 

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho garante a construção de poços artesianos nas comunidades e distritos do baixo Madeira

Prefeitura de Porto Velho garante a construção de poços artesianos nas comunidades e distritos do baixo Madeira

Com o objetivo de garantir o acesso à água potável para os moradores das comunidades do baixo Madeira, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superi

Porto Velho: carretas ficarão proibidas de circular na avenida Jorge Teixeira em horário de pico

Porto Velho: carretas ficarão proibidas de circular na avenida Jorge Teixeira em horário de pico

A Prefeitura de Porto Velho teve sua solicitação aceita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a implementação do flu

Dr. Aparício Carvalho e Dra. Mariana Carvalho prestigiam a inauguração do Shopping Jardins de Vilhena

Dr. Aparício Carvalho e Dra. Mariana Carvalho prestigiam a inauguração do Shopping Jardins de Vilhena

O Shopping Jardins de Vilhena foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira (12), consolidando a cidade como um polo comercial estratégico no Cone

Prefeitura de Porto Velho exige suspensão de cortes no asfalto e impõe prazo para reparo sob pena de multa

Prefeitura de Porto Velho exige suspensão de cortes no asfalto e impõe prazo para reparo sob pena de multa

A Prefeitura de Porto Velho anunciou novas medidas para evitar cortes desnecessários no asfalto e garantir que os reparos sejam feitos com qualidade.

Gente de Opinião Domingo, 16 de março de 2025 | Porto Velho (RO)