Segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Amorim, Cassol, Neodi e Expedito se unem em favor dos moradores de Bom Futuro


 

Trabalhadores que moram e trabalham em parte da Floresta Nacional (Flona) Bom Futuro vão anunciar no próximo sábado (25), a decisão tomada em coletivo de permanecerem na área e não permitir a retirada de seus animais, como pretende uma força tarefa designada pelo Ministério do Meio Ambiente. A reunião para esse anúncio será realizada em Rio Pardo, um distrito dentro da Flona

Essa decisão, segundo informa o deputado federal Ernandes Amorim (PTB), tem o aval do governador Ivo Cassol (sem partido), do presidente da Assembléia Legislativa, Neodi Carlos (PSDC), boa parte dos deputados estaduais – Tiziu Jidalias (PMDB), Daniela Amorim (PTB), Euclides Maciel (PSDB) e Jair Mioto (PPS) -, do senador Expedito Junior (PR), do deputado federal Natan Donadon (PMDB), e os prefeitos Élson Montes (PR-Buritis) e Romeo Reolon (PMDB- Alto Paraíso) presentes à reunião realizada no CTG (Centro de Tradições Gaúchas) em Cujubim, no domingo passado, para discutir uma ação conjunta em favor das cerca das 5 mil famílias que vivem em três “áreas-cidades” e boa parte deles, anterior ao decreto de criação da Flona.

Os trabalhadores, segundo Amorim, querem a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, no encontro de sábado, e se propõem a firmar um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) para zelar e evitar desmatamento na Flona, sob a condição de permanecerem na área cuidando de seus rebanhos.

“Eles têm propostas e esperam uma adequação do Ministério do Meio Ambiente, pois não aceitam saírem de lá, já que não tem para onde ir, nem onde trabalhar. Temos lutado e tentado sensibilizar o Governo Federal para evitar uma tragédia que vem sendo anunciada. Não é isso que queremos e temos a certeza que encontraremos um caminho para evitar isso. Os moradores já tomaram essa decisão que de lá não arredam pé. O governador, o presidente da Assembléia, as bancadas estadual e federal estarão nessa reunião pedida por eles para uma tomada de posição conjunta”, afirma o parlamentar.

A força-tarefa formada por agentes da Polícia Federal, Força Nacional, Ibama e Instituto Chico Mendes, busca uma saída negociada dos moradores da Flona, mas segundo Amorim, só tem evoluído para uma clima de instabilidade na área.

Além dessa decisão dos moradores, o parlamentar conta que tem buscado outras alternativas para assegurar os direitos dos trabalhadores instalados em Bom Futuro, como a extinção do decreto que criou a Flona; substituição de uma área equivalente, e até os marcos corretos de demarcação, na Justiça, da Floresta Nacional, pois não se sabe ao certo onde se inicia nem onde termina. Outra medida jurídica que está em curso é o pedido do processo que deu origem a retirada dos moradores. Essa iniciativa é da deputada estadual Daniela Amorim que solicitou à Procuradoria da Assembléia Legislativa requeira o processo para apreciação das medidas de contestações.

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

A Prefeitura de Porto Velho encerrou a semana promovendo mais uma reunião dos 100 dias de governo, no auditório do Prédio do Relógio, com um balanço d

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)