Segunda-feira, 16 de maio de 2011 - 11h12
A deputada estadual Ana da 8 (PT d B) apresentou ao governo estadual projeto para a implantação e implementação das fanfarras e bandas da rede estadual de educação, a serem desenvolvidas através da aquisição, manutenção, reparação e suplementação de instrumentos.
“Entendo que a fanfarra escolar contribui para a noção de espaço e tempo, trabalhando ritmo, coordenação e expressão nas aulas de teoria musical, artes visuais e expressão corporal, pois a música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”, disse a deputada Ana da 8 ao defender o projeto. Ela acrescentou que a música é uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação.
Socialização
Ana da 8 acrescentou que conheceu, em Guajará Mirim, muitas fanfarras escolares que motivam a classe estudantil para uma convivência em grupo, em torno de uma atividade que sensibiliza disciplina permitindo a expressão de pensamentos e sentimentos mais nobres.
“É praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de ouvir, cantar e dançar. Desde a mais tenra idade vivenciamos muitas experiências ouvindo e cantando em casa e em outros lugares. Assim, é reconhecido que música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos”, acrescentou a parlamentar.
Ela destacou que o projeto trará inúmeros benefícios para os alunos das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio “Irmã Maria Celeste”, “Rocha Leal”, “Simon Bolívar”, e Instituto Estadual de Educação “Paulo Saldanha”, todos do município de Guajará Mirim, além Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio “Casimiro de Abreu” e “Salomão Silva”, ambas do município de Nova Mamoré. Ana da 8 disse ainda que estudantes e diretores destes estabelecimentos de ensino esperam ansiosamente pelo atendimento destas reivindicações.
FONTE: NONATO CRUZ
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), já realizou 444 cadastros para a utiliz
Prefeito Léo Moraes Sanciona Lei que institui a Atividade Delegada em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, sancionou na sexta-feira (7), a Lei Complementar 1.003, que cria a ajuda de custo para Atividade Delegada Mu
Defesa Civil monitora ponte sobre o rio Madeira após colisão de embarcação
A Defesa Civil de Porto Velho realizou monitoramento, nesta quinta-feira (6), na ponte sobre o rio Madeira, na BR-319, após a colisão de uma embarcaçã
“Diálogos Municipalistas” : o fortalecimento da gestão pública municipal
Nos dias 11 e 12 de março, ocorrerá o evento Diálogos Municipalistas, um grande encontro com todos os prefeitos de Rondônia, com o objetivo de conec