Terça-feira, 21 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Anatomia política


Anatomia política - Gente de Opinião

Eleições 2012/Rondônia

Dejanir Haverroth

 

Frase: “Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar”. (Anatole France).

>>>

Piegas – Virei colunista há pouco tempo e já adotei a famosa “frase de abertura” de cada coluna. Talvez funcione. Afinal, são breves conselhos que precisamos observar no dia-a-dia. Além disso, pode amenizar o ácido das palavras que a seguem.

>>>

Vilhena – Começo hoje por Vilhena, mas serei breve. Há muito o que se dizer, mas o assunto já está saturado. Os outdoors espalhados na cidade com as fotos dos deputados que defenderam Valter Araújo no processo de cassação deu pano pra manga. Luizinho Goebel, o principal deles, não gostou e atacou o prefeito Zé. Mas quem pôs os tais outdoors foram os próprios ex-companheiros de Luizinho que tiveram seus partidos políticos arrancados por ele.

>>>

Cabelo e barba – E por falar em partidos políticos, essa eleição vai ficar na história de Vilhena como uma das mais inusitadas. Pela formação das tropas, o exército de Zé Rover deve eleger todos os 10 vereadores da próxima legislatura. Nenhum outro grupo conseguiu arregimentar suas tropas para esta batalha, e não há mais tempo hábil para essa formação. Vai ser um massacre.

>>>

PSL – A julgar por Vilhena, o PSL deve sofrer nas mãos do presidente regional, Ednei Lima. Ele tenta ditar suas regras e busca “negociar” pessoalmente os apoios. Os filiados do partido em Vilhena estão com problemas, já que Ednei nomeia a provisória a cada 30 dias com medo de perder as rédeas.

>>>

Negócio – Na verdade o que Ednei Lima quer é negociar o PSL com Melki Donadon, e conta com o apoio do secretário do Partido, Allan França. Já os filiados querem ir com Rover. O resultado disso vai ser um grande prejuízo político para os playboys de Porto Velho.

>>>

Prejuízo – O que o inexperiente (porém prepotente) Edinei Lima não sabe, é que o PSL precisa mais do grupo de Zé Rover, do que o grupo precisa do partido. Zé já tem 100 pré-candidatos a vereadores em seu grupo, e pode eleger 10 deles. É claro que eles não estão dispensando apoios, mas isso é possível. Afinal, dependendo das circunstâncias e do partido, quanto mais, maior o fardo.

>>>

Castigo – O que pode acontecer, para castigo do ganancioso Ednei Lima, é o grupo do Zé não querer mais compor. Afinal, ninguém gosta de ser preterido.É burrice e falta de estratégia trocar um grupo organizado, como o do atual prefeito, polo de Melki Donadon, que parece mais perdido do que cego em tiroteio. Melki Donadon não consegue fazer um vereador sequer. Por isso Melki quer tanto o PSL para compor.

>>>

Cerejeiras e Cacoal – Alguém pode me perguntar: o que uma coisa tem a ver com a outra? Nesta eleição, as mudanças em Cacoal podem afetar Cerejeiras. Ezequiel Neiva é o segundo suplente a deputado estadual, e depende da eleição de Neodi em Machadinho e Glaucione em Cacoal para assumir. Ocorre que Galucione não será mais candidata em Cacoal.

>>>

Cerejeiras – Com a declinação de Glaucione, as chances de Ezequiel assumir a cadeira de deputado foi pro beleléo. Com isso, a possibilidade de ele ser o candidato a prefeito de Cerejeiras renasce. Até agora o grupo de Ezequiel e Kleber Calisto cogitavam apoio ao Pedrinho e Osiel Neiva, mas a dupla não decolou e deve recuar de deixar Ezequiel no páreo.

>>>

Cacoal – Já em Cacoal, o candidato do grupo de Glaucione e Newton Capixaba deve ser mesmo o empresário e ex-prefeito, Divino Cardoso (PTB). O páreo vai ser duro para o Padre Franco Vialeto (PT), que está se virando para recuperar os três anos de decadência política. Pelas enquetes, Divino leva a melhor com larga vantagem.

>>>

Pimenta – Eu disse que voltaria a falar de Pimenta nesta semana. Pois é. O irmão do deputado Kaka, o vereador Jean Mendonça, tomou a dianteira na corrida pela prefeitura já na arrancada. O PMDB, preocupado com a situação, resolveu acabar com o racha do partido e fechar em um só nome. O candidato deve ser mesmo o Chico da Santa Maria, o nome do partido que melhor aparece nas pesquisas.

>>>

Menos mal – O PMDB sonha em fazer o sucessor de Augusto Plaça, mas, desta vez, não vai ser fácil. A rejeição do atual prefeito é alta, e respinga no PMDB. Para ajudar o partido, Plaça terá que ficar calado nessa eleição. Mesmo se perder Pimenta, o PMDB vai ficar bem na região – deve eleger o Só Na Bença, em Primavera, e reeleger o Dr. Célio, em Espigão.

>>>

Aprovação de Confúcio – Nesta semana publicamos uma enquete feita em 14 dos principais municípios de Rondônia (não incluindo a capital, Porto Velho) avaliando o trabalho do governador Confúcio Moura. Na questão proposta aos eleitores, quando a resposta foi “regular”, foi perguntado se estava satisfeito com o trabalho do Governador, por isso temos a resposta “regular satisfatório” e “regular não satisfatório”. Cabe aos leitores analisarem e fazerem suas próprias considerações sobre a questão.

>>>

Para pensar – Se, além do “bom” e do “ótimo”, considerarmos todos os “regular” como uma avaliação positiva, podemos concluir que Confúcio tem 70,9% de aprovação. Se considerarmos apenas os “regular satisfatório” como positivo, somados ao “bom” e ao “ótimo”,temos 57,3% de aprovação.

>>>

Aprovado – Apesar do índice de aprovação não ser alto, podemos considerar o trabalho do governador “aprovado” pela maioria da população. Em início de mandato é assim mesmo. Até que se ajuste a máquina para que funcione de acordo com um determinado objetivo, leva um pouco de tempo. Depois das eleições para prefeito a coisa deve melhorar.

>>>

Justificando – Apesar da enquete de hoje não tratar de questão eleitoral, informamos que: “Enquetes não são pesquisas. Esse tipo de sondagem é feito sem os critérios metodológicos das pesquisas, sem controle de amostra, dependendo apenas da participação espontânea dos eleitores. Seu registro não é obrigatório, conforme Art. 33 da lei nº 9.504/97”.

 Fonte:  Dejanir Haverroth

Gente de OpiniãoTerça-feira, 21 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Prefeitura de Porto Velho vai instalar grades nas bocas de lobo para evitar entupimento do sistema de drenagem

Prefeitura de Porto Velho vai instalar grades nas bocas de lobo para evitar entupimento do sistema de drenagem

Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer

Gente de Opinião Terça-feira, 21 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)