Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Antônio Lázaro é Cidadão Ji-paranaense


 
Em sessão realizada nesta terça-feira 30 de novembro, a Câmara Municipal concedeu Titulo de Cidadão Ji-paranaense ao senhor Antônio Lázaro de Moura. A homenagem póstuma é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município, especialmente quando esteve a frente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ji-Paraná, onde Lázaro dedicou vários anos de vida.

A homenagem póstuma foi recebida pela esposa de Lázaro, a senhora Madalena Penha Moura, atual presidente da APAE de Ji-Paraná, oportunidade em que a Câmara Municipal aprovou a criação do Acervo Municipal que receberá o nome de Antônio Lazaro de Moura.

Emocionada, Madalena disse em seu discurso que o homem só morre quando é esquecido e que Antônio Lázaro continua vivo nos corações de todos os colaboradores da APAE de Ji-Paraná, porque seu legado ainda faz parte da APAE.

O vereador Marcos Rogério, autor das homenagens, ressaltou que Antônio Lázaro foi um ser humano especial. Ele distribuiu coragem, fé para muitas pessoas nessa cidade. “Seus traços marcantes de personalidade cidadã ainda é muito presente entre nós”, concluiu.

Quando ao Acervo Municipal, Marcos ressaltou que a intenção é criar um local aberto ao público, onde as pessoas que visitem a Câmara possam ter acesso a todos os documentos, Leis, atas de reuniões históricas, fotografias, filmagens e históricos de vida de todos os pioneiros homenageados pelo Poder Legislativo. “Estamos criando um local que servirá de consulta sobre a história de Ji-Paraná. “Nada mais justo que este Poder, homenageie Antônio Lázaro que tem uma história belíssima com nossa cidade”, concluiu Marcos.

Biografia – Antônio Lázaro de Moura, natural de Ubirajara (SP), chegou em Rondônia na década de 80, mudando-se para Presidente Médici para ser promotor de justiça. No ano de 1986 foi transferido para Ji-Paraná para coordenar a promotoria de justiça do município.

Três anos mais tarde iniciava junto a sua esposa, Madalena Moura, um movimento social em prol da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais. Tornou-se o primeiro presidente da APAE de Ji-Paraná. Desde então, dedicou-se durante anos a esta instituição, estruturando uma das melhores APAEs do Estado, melhorando a qualidade de vida de inúmeras pessoas com deficiência. Entretanto, sua missão junto ao movimento apeano não limitou-se a Ji-Paraná e assumiu a presidência da Federação Estadual da APAEs de Rondônia com um trabalho reconhecido nacionalmente.

No ano de 1999 foi eleito vereador e o cargo, sendo eleito presidente do Poder Legislativo no ano de 2000, permanecendo no cargo até 2004.

Fonte: Ascom

 


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho, uma cidade que nasceu da construção da lendária Madeira-Mamoré

Porto Velho, uma cidade que nasceu da construção da lendária Madeira-Mamoré

A história de Porto Velho é tão impressionante que se confunde com a lenda do “velho Pimentel”, que seria um lenhador. Esse personagem cortava lenha p

Conselheiro reitera recuperação do prédio e retorno dos atendimentos do IPAM na sede antiga

Conselheiro reitera recuperação do prédio e retorno dos atendimentos do IPAM na sede antiga

Na primeira reunião ordinária do Conselho Deliberativo de Previdência do IPAM – Instituto de Previdência e Assistência Médica do Servidor do Municíp

24 de janeiro o município de Porto Velho celebra 110 anos de instalação!

24 de janeiro o município de Porto Velho celebra 110 anos de instalação!

Uma história marcada por avanços, desenvolvimento e conquistas que contribuem para o crescimento de Rondônia. Parabéns a todos os portovelhenses,

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con

Gente de Opinião Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)