Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

ARIQUEMES: Governo assinará OS para conclusão do Teatro


Gente de Opinião

Projeto do Teatro Municipal  de Ariquemes

O Governo de Rondônia irá assinar na sexta-feira (19) a ordem de serviço para a retomada e conclusão da obra do Teatro Municipal de Ariquemes. O ato será realizado no local onde está sendo construído o teatro, na avenida Tancredo Neves, esquina com avenida Canaã, Setor Industrial, às 17h.

A obra já conta com a parte estrutural erguida e o teatro com uma área total construída de 3,5 mil m² mais a área do estacionamento de 2,9 mil m² com vagas para 55 veículos. Plateia com 516 lugares, sendo 502 poltronas para pessoas normais, 06 assentos especiais para pessoas obesas e 06 espaços para cadeirantes.

O palco tem as medidas de 24,00 x 16,50m e pé-direito (altura) de 15,00m. A estrutura cênica é completa com fosso medindo 12,00 x 8,00m, além de passarelas e varandas metálicas no teto, estrutura para urdimentos, varas cenotécnicas, polias para cenários, etc.

“O novo projeto, licitado no valor de aproximadamente R$ 11,1 milhões, foi totalmente adequado às novas tecnologias e as exigências normativas de acessibilidade, desde a reserva de vagas especificas para idosos e cadeirantes no estacionamento, bem como rampas de acesso, elevadores, lugares reservados na plateia e previsão de sanitários acessíveis”, destaca o diretor do DER, Ezequiel Neiva.

Segundo as informações da AC Construção e Terraplanagem Eireli, empresa licitada e responsável pela execução da obra, diferencial do Teatro de Ariquemes está nas soluções adotadas e nos materiais especificados para os projetos de engenharia que procurou seguir as tendências de sustentabilidade, tais como sistema de climatização tipo VRF de maior eficiência energética, iluminação com uso de lâmpadas de LED, metais de baixo consumo de água e pavimentação do estacionamento com piso-grama.

O projeto contempla ainda: poltronas de assento basculante, constituídas de espuma injetável revestidas com tecido; carpete para o piso da plateia; tratamento acústico com o sistema Nexacustic, cuja matéria prima utilizada na produção provém de florestas renováveis e está de acordo com as melhores práticas de gestão sócio ambiental, além de ser bastante utilizado nos principais teatros do Brasil; forro em placas de gesso acústicas; sistema de sonorização, iluminação e mecanismos cênicos, etc.

Segundo Ezequiel Neiva, o projeto é de um grande teatro que rivaliza com muitos teatros dos grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo, a estrutura cênica e acústica do teatro, serão perfeitos. “O teatro foi projetado para receber qualquer espetáculo, desde pequenas peças a grandes produções teatrais, ele transformará Ariquemes numa cidade atrativa para receber espetáculos teatrais e aquecerá o turismo local” afirmou o diretor.

Histórico

A obra do Teatro de Ariquemes iniciou no ano de 2006 e paralisou em 2012. No ano de 2013 o governo assinou convênio repassando R$ 7 milhões para a prefeitura de Ariquemes que tentou licitar a obra duas vezes, porém não houve empresas interessadas na licitação. Agora o Governo de Rondônia investe para que finalmente a obra do tão esperado Teatro de Ariquemes, possa ser concluída.
 


Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Arquivo DER
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes realiza primeira reunião semanal de gestão e apresenta projetos prioritários para Porto Velho

Prefeito Léo Moraes realiza primeira reunião semanal de gestão e apresenta projetos prioritários para Porto Velho

Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, liderou a primeira reunião semanal de gestão instituída pelo Decreto nº 20.748, de 9 de

CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste

CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste

Uma equipe foi enviada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), Gio Damo, ao município de Alvorada do Oeste para apresenta

Lei Complementar é sancionada para enxugar a máquina e trazer agilidade para serviços públicos em Porto Velho

Lei Complementar é sancionada para enxugar a máquina e trazer agilidade para serviços públicos em Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes​, ​sancionou na terça-feira (7), a Lei Complementar Nº 1.000, que estabelece a organização básica dos órgãos da

Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho

Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho

Foi publicado no Diário Oficial dos Município de Rondônia na terça-feira (7), o Decreto nº 20.745, de 6 de janeiro de 2025, que instituiu um Grupo de

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)