Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes: Trabalho diferenciado com agentes de saúde


 A Prefeitura de Ariquemes tem realizado encontros mensais de aperfeiçoamento profissional dirigidos aos agentes comunitários de saúde. A cada mês esses servidores passam por um dia de capacitação.. A idéia, de acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Aquino, é fazer uma educação continuada, proporcionando aos agentes maior qualificação para atuarem junto à comunidade.  

O público principal dessas capacitações são os agentes de saúde da área rural que atuam de forma diferenciada, justamente pela distância das unidades de saúde. Neste caso, o trabalho desses profissionais é determinante para  que milhares de famílias tenham acesso aos serviços de saúde.

Ao todo são pelo menos 52 agentes comunitários atuando exclusivamente na área rural de Ariquemes. Os agentes vão de casa em casa levando orientações com o objetivo de diminuir a mortalidade materna e infantil. São atendidos, em especial, crianças menores de cinco anos, gestantes, diabéticos, hipertensos e pessoas com hanseníase ou com tuberculose.

De acordo com o agente comunitário de saúde, Wilson Bolonhesi, morador da LC-65, na BR 421, esta atividade  é muito gratificante. Além de estar antecipando o médico, marcando consultas, exames e entregando medicação, o agente acaba como integrante da família assistida pelo PACS – Programa de Agentes Comunitários de Saúde. “Em muitos casos representamos o único acesso à saúde em uma comunidade”, ressalta Bolonhesi.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura inova na limpeza das ruas durante o carnaval de Porto Velho

Prefeitura inova na limpeza das ruas durante o carnaval de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho implementou uma ação inédita de limpeza urbana durante o carnaval deste ano, garantindo que as ruas da cidade permaneçam l

Prefeito Affonso Cândido sanciona o projeto do Avança Ji-Paraná

Prefeito Affonso Cândido sanciona o projeto do Avança Ji-Paraná

O prefeito Affonso Cândido (PL) sancionou, na terça-feira (28), o projeto de lei que cria o Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico de

Reunião destaca avanços em infraestrutura, transporte agrícola e economia na gestão pública de Porto Velho

Reunião destaca avanços em infraestrutura, transporte agrícola e economia na gestão pública de Porto Velho

Na sexta-feira (28), aconteceu mais uma reunião semanal de monitoramento das ações da gestão do prefeito Léo Moraes, no Prédio do Relógio, sede da Pre

Prefeitura de Porto Velho abre inscrições para Auxiliar de Ordem Pública no próximo dia 10

Prefeitura de Porto Velho abre inscrições para Auxiliar de Ordem Pública no próximo dia 10

O prefeito Léo Moraes anunciou, nesta quarta-feira (26), o lançamento do programa de contratação de voluntários para exercer a atividade de Auxiliar d

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)