Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

AROM participa de mobilização municipalista em Brasília-DF


AROM participa de mobilização municipalista em Brasília-DF - Gente de Opinião

Faltando poucos meses para o término da atual legislatura do Congresso Nacional, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) convoca os gestores de todo Brasil para, na terça-feira (18), reforçar o pedido de apoio como forma de intensificar as articulações com deputados e senadores e avançar em pautas fundamentais de gestão nos municípios. O evento conta com a presença de mais de 500 prefeitos (as), vereadores (as) e gestores municipais vindos (as) de diversas regiões do país.

Inicialmente, a programação prevê a concentração dos gestores na sede da CNM e depois ações no Congresso Nacional, diretamente com deputados e senadores para que demandas municipais fundamentais da gestão local avancem antes do encerramento do mandato dos parlamentares.

O presidente da AROM, prefeito Célio Lang participa da Mobilização Municipalista e destaca que é fundamental esse encontro, pois os municípios precisam estar unidos na defesa das bandeiras prioritárias do municipalismo em todo país. “Esse é um momento muito importante e nós, prefeitos precisamos reforçar, junto com a CNM a cobrar a aprovação destas pautas que irão amenizar a situação lá na ponta e ajudar a encerrar o ano da gestão nos municípios de forma mais tranquila”, destaca o líder municipalista.

Outro ponto lembrado pelo prefeito Célio Lang é a importância que tem a boa relação que muitos gestores têm com os seus parlamentares. “Esse pode ser um dos últimos contatos, caso ele não continue como deputado ou senador na próxima legislatura, então é de significado impar ir ao encontro dos parlamentares hoje”, comenta o prefeito.

Pauta Prioritária do Municipalismo

Entre os pontos principais defendidos pela CNM e pelas entidades municipalistas dos estados, está a aprovação de mais um repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em março, que seria destinado ao custeio de pisos salariais e a promulgação da PEC 122/2015, que proíbe a criação de novos encargos para os Municípios sem definir a fonte de custeio, entre outros pleitos do movimento municipalista.

Entre as reinvindicações também está incluída a PEC 253/2016, que permite a entidade de representação de Municípios de âmbito nacional propor Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) e Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC); o PL 4175/2021, que estabelece critérios de atualização do piso do magistério pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC); e a derrubada de vetos relativos à compensação do impacto nos recursos vinculados à Saúde e à Educação e à atualização do repasse da União aos Municípios da merenda escolar no exercício de 2023.

Sobre as duas principais matérias que podem aliviar os cofres municipais. A primeira é a proposta que ainda está na fase de coleta de assinaturas e a expectativa é que o número necessário, de 171 assinaturas, seja alcançado hoje. A proposta ampliará em 1,5% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de março e deve suprir os custos com o piso da enfermagem (Lei 14.434/2022), que, por ora, está com o pagamento suspenso por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski destaca que tem de ser entendido no Brasil que 60 milhões de pessoas ganham menos de R$200 por mês e quem essas pessoas procuram são os prefeitos. “Só na saúde, são mais de R$29 bilhões de impacto anual que os diversos pisos salariais em tramitação causariam aos cofres municipais. Por isso defendemos aprovar uma proposta que amplia de forma permanente a fonte de custeio é necessária”, explica ao falar da proposta que amplia o Fundo em 1,5%.

A outra proposta destacada pelo presidente da CNM é a PEC 122/2015, que proíbe a criação de encargos para os Entes sem a devida previsão orçamentária. A análise da proposta foi concluída em 14 de julho e, desde então, a Confederação aguarda a promulgação pelo Congresso. “Essa proposta vem para somar, os prefeitos não aguentam mais a criação de tantas despesas”, finaliza Ziulkoski.

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeito Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reforça apoio às comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Em mais uma ação de cuidado e presença nos momentos mais difíceis, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, nesta semana esteve nos distritos de Calama

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade

Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Evento celebra importantes conquistas que marcam o início da gestão do prefeito Léo Moraes em Porto Velho

Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)