Quarta-feira, 27 de julho de 2011 - 17h37
Do dia 29 de Julho a 07 de agosto Candeias do Jamari — distante cerca de 20 quilômetros do centro de Porto Velho — será palco da segunda maior festa junina de Rondônia, o “150 Arraial Flor do Candeias".
Serão 10 dias em que o folclore e as tradições da cidade estarão no foco das atenções dos moradores locais e dos visitantes, que buscam o município para melhor conhecer a cultura do Estado.
A festividade reúne dezenas de atrações entre elas, apresentação de quadrilhas, shows musicais com artistas locais, parque de diversões e boi-bumbá. O evento é uma realização da prefeitura do município em parceria com o Governo do Estado e foi idealizado como forma de incentivar as manifestações culturais locais.
"Temos no município uma riqueza cultural que precisa ser melhor explorada para poder ser trabalhada como atrativo turístico também para aquelas pessoas que nos visitam", disse o prefeito Dinho Sousa.
O prefeito lembrou que o município tem dado apoio também às manifestações nascidas do povo, como grupos de folguedos e quadrilhas juninas, por entender que é preciso investir não só na cultura popular, mas no segmento como um todo, com forma de fomentar as atividades do setor.
Mudança de local
Até o ano passado, o arraial era montado na área do Espaço Alternativo localizado atrás da prefeitura. Este ano o Flor do Candeias será realizado no Complexo Turístico Beira Rio Cultural, uma área privilegiada localizado ás margem do rio Candeias.
A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, de Candeias do Jamari, Patrícia Andrade, avalia que a tradicional festa município, hoje, deixou de ser um evento de entretenimento à população, para transformar-se num espaço onde dezenas de artistas locais e outros segmentos da cultura rondoniense têm a oportunidade de mostrar seu trabalho.
A secretaria adiantou ainda que o apoio da prefeitura e do governo, além de vários seguimentos empresariais, é que tem possibilitado a realização de uma festa com a envergadura arraial que tomou nos últimos anos o Arraial flor de Candeias.
“Graças ao empenho de todos, o Flor de Candeias a cada ano que passa, torna-se referencia no estado. Sabemos da importância que esse evento tem para o fortalecimento da cultura local, para o turismo e principalmente para geração de emprego e renda à população, mesmo que temporários”, frisou a secretária.
Coloco-me à disposição para eventuais esclarecimentos e/ou agendamento de entrevistas.
Shyley Saíssem
“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade
O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con
Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho
Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi