Domingo, 2 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Associação Viva Melhor de Ji-Paraná capacita mais de mil alunos



A associação está oferecendo cursos profissionalizantes para deficientes auditivos

A Associação Viva Melhor de Ji-Paraná tem realizado centenas de atendimentos diários com serviços de assessoria jurídica, previdenciária, encaminhamentos para exames médicos e capacitação profissional com cursos de informática básica, intermediária e avançada.

A Viva Melhor possui mais de 1100 alunos sendo capacitados para o mercado de trabalho e iniciou recentemente aulas de computação para portadores de necessidades visuais. Conforme o professor Francisco das Chagas Ferreira, o curso é uma ação pioneira em Rondônia e tem como principal finalidade dar oportunidade aos deficientes visuais de ingressarem no mercado.

Os programas de software utilizados nos computadores do curso são adaptados com sistema de som específico para auxiliar os alunos. Toda ação realizada pelo usuário no computador é acompanhada de sinais de áudio que indicam e direcionam o deficiente visual a desenvolver as atividades desejadas, tornando possível a aprendizagem.

Conforme o diretor da Viva Melhor, José Antônio, a associação tem buscado o aperfeiçoamento do aluno para que ele ao receber o diploma sinta-se preparado para se ingressar e competir com igualdade no mercado de trabalho.

José Antônio ressalta que além dos cursos de computação profissionalizantes a associação oferece outros serviços sem nenhum custo para a população. “Temos técnicos jurídicos e previdenciários que auxiliam pessoas carentes. Quando implantamos a instituição, nós percebemos que havia uma grande carência da população em obter esses serviços. Hoje atendemos inúmeras pessoas que necessitam de dar entrada em aposentadorias, receber benefícios por meio do INSS e outras questões jurídicas que encaminhamos para nossos advogados”, esclareceu.

A associação realiza ainda o trabalho de triagem e encaminhamento de exames médicos que não são oferecidos no município como o de tomografia e ressonância magnética. Essas pessoas são encaminhadas para Porto Velho com a data do exame marcado. “Temos uma equipe na Capital que nos auxilia e providência o atendimento destas pessoas com rapidez para evitar que o paciente fique por um período desnecessário longe de sua família”, completou José Antônio.

O diretor ressaltou que a entidade sobrevive hoje apenas com o apoio do deputado Jesualdo Pires (PSB de Ji-Paraná), idealizador do projeto de criação da Viva Melhor. “Nós estamos abertos para contribuir e também precisamos de colaboradores. Nós temos hoje um grande parceiro que é o deputado Jesualdo Pires que contribui com toda a estrutura física da instituição. A associação surgiu por meio da iniciativa do deputado e ele continua nos ajudando, o que nos enaltece muito. No entanto, buscamos também novos parceiros visando aumentar a gama de serviços que oferecemos”.

Fonte: Relvanir Campos

Gente de OpiniãoDomingo, 2 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

A Prefeitura de Porto Velho encerrou a semana promovendo mais uma reunião dos 100 dias de governo, no auditório do Prédio do Relógio, com um balanço d

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout

Gente de Opinião Domingo, 2 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)