Sábado, 12 de maio de 2018 - 11h12
Para marcar os 47 anos de fundação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), o deputado Adelino Follador (DEM) está preparando para dia 31 de agosto, às 9h, uma grande homenagem aos extensionistas e servidores da empresa, com a realização de uma audiência pública na sede do Centro de Treinamento (Centrer) em Ouro Preto do Oeste.
O deputado, que além de agente público, carrega uma história de luta e pioneirismo como produtor rural e defensor do setor produtivo primário, como alternativa econômica para o Estado de Rondônia, disse ao defender a realização da audiência pública, que é preciso reconhecer o esforço e a dedicação dos técnicos, extensionistas e dos servidores da Emater, assim como é preciso lutar pela retomada dos grandes projetos, que sob sua gestão e coordenação, elevaram a imagem do Estado de Rondônia como importante produtor de grãos e carne do País, e um modelo no desenvolvimento da agricultura familiar.
Segundo Adelino Follador, esses motivos justificam plenamente sua iniciativa de propor a realização da audiência pública, para discutir com quem faz a Emater, a situação da empresa, que segundo ele, está abandonada pelo Poder Público, e carece de uma reestruturação, capaz de recolocá-la no rumo, com meios e recursos para seus projetos e apoio aos servidores, de modo que atenda ao fim para o qual foi criada.
O deputado fez o convite a todos os servidores da Emater para que participem da audiência pública, e dê sua colaboração para reerguer a empresa, de modo que ela possa voltar a ser a referência da agricultura rondoniense, em especial, dos pequenos produtores que dependem exclusivamente dela para orientação e elaboração de seus projetos.
HISTÓRIA DA EMATER
O serviço de extensão rural de Rondônia foi criado em 31 de agosto de 1971 como Associação de Crédito e Assistência Rural do Território Federal de Rondônia (ACAR), integrante da Associação Brasileira de Crédito e Assistência Rural (ABCAR), nos moldes de uma entidade educativa e sem fins lucrativos, mas com a grande missão de promover a extensão rural no Território Federal de Rondônia.
Com um histórico de realização fantástico no desenvolvimento do Estado de Rondônia, na formação de uma cultura agrícola de resultado, e de caráter fundamental na colonização do Estado, a Emater atualmente é uma empresa pública, de prestação de serviços públicos, dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e autonomia jurídica, administrativa, orçamentária e financeira, integrante da administração indireta do Estado de Rondônia. Para Follador, esta condição de empresa pública da Emater é que justifica sua luta em sua defesa como um bem da coletividade, e também de seus servidores.
Resta de sua missão fim um modelo de empresa menos usual focada em planejar, coordenar e executar programas de assistência técnica e extensão rural, de acordo com as políticas de ação dos governos Federal, Estadual e Municipais, visando à socialização de conhecimentos de natureza técnica, econômica, social e ambiental, e ainda, a prestação de assistência técnica para o aumento da produção e produtividade agrícolas, de caráter sustentável, e à melhoria das condições de vida no meio rural do Estado, estimulando a produção e a geração de renda.
Em uma noite marcada pela valorização do empreendedorismo e do desenvolvimento local, a Câmara Municipal de Vilhena realizou no dia 22 de novembro d
Em mais um passo para promover o desenvolvimento rural no estado, o governo de Rondônia assinou a ordem de serviço (OS) para o georreferenciamento d
Parque da Cidade recebe multidão para prestigiar show do padre Alessandro Campos
O Parque da Cidade recebeu, na noite deste domingo (24), um dos maiores públicos do Natal Porto Luz desde a sua inauguração. Além da decoração, das at
O Parque da Cidade, palco do Natal Porto Luz, contará com uma programação recheada neste fim de semana. Além do espetáculo de luzes e cores da decoraç