Quinta-feira, 6 de abril de 2017 - 10h46
Justamente na Semana do Autismo, uma ótima notícia para pais e alunos autistas: representantes da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Ji-Paraná AMAJI entregaram ao prefeito Jesualdo Pires, um documento pedindo a cedência do prédio onde até o ano passado funcionava a Escola São Gabriel, localizada na Linha União, km 16, para servir como sede da Associação e como um centro de atendimento especializado para jovens autistas. O Prefeito não só foi receptivo à iniciativa da entidade como já solicitou, de pronto, da secretária de Educação do Município, Leiva Custódio Pereira e do secretário de Desenvolvimento e Relações Institucionais, Ari Saraiva que sejam feitos os estudos de viabilidade jurídico/institucional para dar início ao processo de transferência ou mesmo de comodato daquela estrutura para a AMAJI.
Segundo explicaram ao prefeito a diretora do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo de Ji-Paraná CMAEE Autismo, Márcia Pereira de Souza e Marinez Hubner, presidente da AMAJI, hoje, o quem tem preocupado não só a direção do Centro de Autismo quanto os pais dos alunos autistas é a descontinuidade do atendimento ao aluno autista quando ele atinge o limite de idade em que pode permanecer no Centro. Teoricamente, o aluno estaria apto a frequentar o ensino regular, porém, na prática nem sempre funciona assim, uma vez que o grau de comprometimento varia de indivíduo para indivíduo, e, mesmo atingindo uma certa maturidade cognitiva ele ainda assim necessita das terapias e de um acompanhamento especializado para que não corra o risco de uma estagnação ou mesmo regressão na aprendizagem deste aluno autista.
É um presente tanto para a AMAJI quanto para o Centro. É muito difícil quando temos que nos despedir de um aluno que está com a gente desde pequeno sem saber para onde ele vai. Agora a gente poder dizer para a mãe: teu filho está sendo transferido para a AMAJI. Porque a AMAJI vai dar continuidade àquele trabalho que é realizado no Centro, ele vai ter as terapias, o acompanhamento necessário
então a mãe já sai de lá sorridente, ela não vai precisar mais recorrer ao Ministério Público para brigar para que o filho permaneça no Centro porque não existe outro atendimento, comemorou Márcia.
Desafio
Jesualdo Pires elogiou a iniciativa dos membros da associação ao abraçar tão grande responsabilidade e se dispôs a ajudar no que for possível para o sucesso da Associação em mais esta batalha.
É uma responsabilidade grande, uma vez que a partir do momento em que a Associação receber esse prédio público, a manutenção dele passa a ser da Associação. Eu admiro muito a iniciativa porque realmente não é uma tarefa fácil, mas é para isso que estamos aqui, para apoiar e ajudar estas iniciativas que só vêm a somar, a melhorar a qualidade de vida de nossos munícipes, destacou o Prefeito.
Estivemos lá e gostamos muito do espaço. A princípio a gente estava procurando uma sala e veio essa possibilidade do prédio onde funcionava a escola. Nosso objetivo é montar um espaço para equoterapia, uma horta sensorial, uma cozinha terapêutica
enfim receber os alunos que saem do Centro de Autismo e dar continuidade ao desenvolvimento deles. Portanto, só temos a agradecer esse apoio, em nome de todos os pais de crianças e jovens autistas, porque isso, principalmente para mim que tenho filho autista, é um sonho que estamos realizando, finalizou a presidente da AMAJI, Marinez Hubner.
Providencial
Ainda durante a reunião com os representantes da AMAJI e do Centro de Autismo, Jesualdo Pires destacou a presença dos vereadores Lorenil Gomes da Silva (PSC) e Clodoaldo Cardoso (PR) que, por coincidência, ou como disseram os próprios vereadores, obra de Deus, permaneceram no Gabinete após uma reunião a qual participaram. Acontece que tanto Lorenil quanto Clodoaldo têm na família crianças com deficiência e se prontificaram a ajudar a AMAJI a interceder junto ao Governo do Estado para firmar parceria que venha a possibilitar a implantação dos projetos da Associação em Ji-Paraná.
Em mais uma ação de cuidado e presença nos momentos mais difíceis, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, nesta semana esteve nos distritos de Calama
Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade
Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv
Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p
Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem