Terça-feira, 21 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Banco do Povo lançará moeda digital Jamari, em Ariquemes


A partir deste fim de semana, moradores dos setores 9 e 10 de Ariquemes poderão utilizar uma nova moeda em suas compras. Trata-se da moeda social digital, isto é, um cartão magnético que será aceito exclusivamente nos estabelecimentos conveniados, geralmente pequenos comércios, tais como mercados, salões de beleza, etc, e prestadores de serviço do próprio bairro (pedreiros, encanadores etc), formais ou informais. Quem utilizar o cartão ganhará descontos nestes estabelecimentos. O cartão terá uma senha e poderá ser “recarregado”.

O Banco do Povo, responsável pela nova moeda, também concederá limites de crédito para os usuários cadastrados no programa. O lançamento da moeda digital será feito pelo governador Confúcio Moura, neste sábado (21), em Ariquemes. O projeto tem as parcerias da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Prefeitura de Ariquemes, Fundo de Apoio ao Empreendimento Popular de Ariquemes (FAEPAR) e Fácil Informática.

Serão realizados dois eventos. Às 17h, na Escola Magdalena Tagliaferro, à rua Umuarama, S/N, no Setor 9 de Ariquemes, com apresentação aberta para a comunidade em geral e às 18h, no Salão da Loja Maçônica Vigilantes da Ordem II, à Avenida Capitão Silvio, 2036, quando será oferecido um coquetel as autoridades, comerciantes locais e convidados.

“Serão contemplados inicialmente cerca de 16 mil habitantes dos setores 9 e 10 e de bairros próximos em Ariquemes, com a emissão inicial de dois mil cartões, numa injeção de recursos da ordem de R$ 600 mil”, anunciou o presidente do Banco do Povo de Rondônia, Arnaldo Campos. “Em Ariquemes, teremos a moeda Jamari, mas cada município contemplado terá sua própria moeda. O próximo deverá ser Guajará-Mirim, segundo já declarou o governador Confúcio Moura, e a moeda de Guajará se chamará Pérola”, adiantou Campos.

“Em todo o Estado, o governo do Estado deverá investir cerca de R$ 5 milhões no projeto, através do Banco do Povo, com a emissão de 10 mil cartões digitais em diversos municípios e regiões do Estado”, diz o secretário titular da Sedes, Edson Luiz Vicente. “O projeto tem o objetivo de valorizar o comércio e os serviços das comunidades em que estará inserido, gerando empregos e renda e fortalecendo a economia local”, afirma o secretário.

Facilidade

Os usuários terão segurança digital para poder utilizar o cartão, através de uma senha numérica e de um código exclusivo. Funcionará como um cartão de compras e poderá ser reabastecido no Banco do Povo como um cartão pré-pago. “Pequenos estabelecimentos informais, como o mercadinho da rua, o salão de beleza, a lojinha da esquina, todos poderão participar”, diz Arnaldo Campos. “A compra poderá ser feita através de uma máquina comum ou pela internet, com rapidez e praticidade”.

Para estimular o uso do cartão, o Banco do Povo também financiará computadores pessoais para os interessados, a juros de 1% ao mês. “Em Ariquemes, a internet já é gratuita, numa iniciativa do governador quando ele era prefeito da cidade”, diz Arnaldo.

“Com acesso à internet e à compra do computador, o governador quer fazer um amplo programa de inclusão digital, e a moeda digital será um dos instrumentos que poderá viabilizar essa transformação para pessoas de todas as rendas, nas comunidades onde estiverem inseridas. É a democracia digital”, finaliza o secretário Edson Vicente.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 21 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Gente de Opinião Terça-feira, 21 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)