Sábado, 27 de outubro de 2012 - 09h24
Com objetivo de atender cada vez melhor o produtor rural e acompanhar todo o desenvolvimento da região norte no que tange ao desenvolvimento da piscicultura, a Bigsal, empresa de Nutrição Animal, está realizando hoje 27 de outubro um treinamento em piscicultura para cerca de 40 pessoas, que são seus representantes e vendedores dedicados à marca. O evento acontecerá em dois locais. Na sexta-feira será no Hotel Máximus Slim, onde será repassada toda a parte teórica do tema: “Sistemas Eficientes de Produção de Peixes na Amazônia”, que será proferido pelo engenheiro de pesca da Biofish, Jaire Bezerra de Menezes Júnior. No sábado pela manhã o evento segue ainda no Hotel Máximús Slim e a tarde acontecerá a parte prática do treinamento na propriedade do Sr. Edson Marcos Ancilieiro, na 3ª Linha - Gleba G, das 13 às 17 horas.
A piscicultura é uma atividade que vem crescendo na Amazônia Ocidental de forma significativa. O peixe é um dos recursos naturais mais abundantes e consumidos na região amazônica. O número estimado de espécies biológicas gira em torno de 2.500, o que representa, aproximadamente, 8% dos peixes de todo o mundo, 30% dos peixes de água doce e 75% dos peixes de água doce do Brasil (Cohen,1970; Geisler et alli, 1975).
A maior importância do peixe está relacionada, sem dúvida, à alimentação humana. O consumo per-capita/ano na Amazônia é estimado em 60 kg. Em Rondônia a piscicultura vem apresentando crescimento acelerado, principalmente pela falta de pescado no mercado, sem condições de ser suprida pela pesca extrativa. Neste Estado a estimativa de número de piscicultores de 800 com uma produção média anual de quatro a cinco mil toneladas em mil hectares de área utilizada. A principal espécie criada é o tambaqui.
É importante salientar que há uma excelente perspectiva de exportação. As populações dos países desenvolvidos demandam crescentemente as chamadas “carnes brancas” com baixo teor de gordura, e também os produtos considerados ecologicamente corretos, ou seja provenientes de processos de produção sustentáveis. Estas preferências normalmente são satisfeitas pelos produtos da piscicultura e por seus derivados. (com informações do site da Biofish)
Fonte: Adriana Albuquerque
Com o objetivo de garantir o acesso à água potável para os moradores das comunidades do baixo Madeira, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superi
Porto Velho: carretas ficarão proibidas de circular na avenida Jorge Teixeira em horário de pico
A Prefeitura de Porto Velho teve sua solicitação aceita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a implementação do flu
O Shopping Jardins de Vilhena foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira (12), consolidando a cidade como um polo comercial estratégico no Cone
A Prefeitura de Porto Velho anunciou novas medidas para evitar cortes desnecessários no asfalto e garantir que os reparos sejam feitos com qualidade.