Sábado, 20 de abril de 2013 - 15h05
A produção de Café em Rondônia está em franca expansão, parece que estamos iniciando um segundo ciclo da cafeicultura no Estado. Os agricultores estão motivados com a estabilidade dos preços e com os índices de produtividade alcançados em algumas propriedades, na sexta feira 18, mais de uma centena de agricultores de Buritis se reuniram, em um dia de campo, na propriedade do senhor Reonides Pezzin para ouvirem dele e dos técnicos da Emater-RO qual é a formula para produzir 150 sacas de café por hectare.
Também estiveram presentes no dia de campo para ver o sucesso de produtividade, o vice prefeito de Buritis, alguns vereadores, o deputado Adelino Folador e o secretário executivo da Emater-RO Luiz Gomes Furtado.
O agricultor conhecido em Buritis apenas como Nides possui 17 alqueires de terra, uma área menor do que a media dos lotes distribuídos pelo INCRA na época da colonização, mas que proporciona a seu proprietário uma renda superior ao que ganham muitos pequenos fazendeiros ou empresários de nosso estado, com sua produção já comprou trator novo, sistema de irrigação e outras coisas mais.
Em cima de seus 17 alqueires, o agricultor que é assistido pelos extensionistas da Emater-RO em Buritis, plantou 4 alqueires de café, deixou quatro como reserva florestal, em menos de meio fez um tanque para criar peixes, e o restante ele transformou em pasto para criar vaca de leite, mas o café é o carro chefe da propriedade. Um alqueire de terra corresponde a 2,5 hectares.
“No ano passado em apenas um hectare, onde tem 2 mil plantas de café, colhi 150 sacas de café, que rendeu 37 mil reais”, disse o agricultor.
Quem veio para Rondônia para ganhar dinheiro encontrou um estado carregado de oportunidades, a maioria dos que vieram atraídos pela possibilidade de conseguir um pedaço de terra eram agricultores, chegaram trazendo apenas seus sonhos e a força de trabalho, alguns trouxeram também sementes de café que plantaram e produziram em quantidade suficiente para colocar Rondônia como segundo estado maior produtor de café conillon do Brasil, perdendo em produção apenas para o Espírito Santo, estado de origem de grande parte dos cafeicultores locais.
Esta nova fase da cafeicultura no estado está sendo incentivada pelo governo de Rondônia, que quer recuperar o espaço perdido no mercado do café, o Estado já produziu 4milhões de sacas de café por ano e hoje produz um milhão e duzentas mil sacas, segundo levantamento da Conab.
A Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Regularização Fundiária ( Seagri), determinou a Emater-RO, apoiar o movimento de cafeicultores e empresários pela revitalização da cafeicultura rondoniense, e o trabalho já está em andamento e os agricultores estão apostando no uso da tecnologia para melhorar a produção cafeeira. Em uma reunião realizada há alguns dias em Cacoal com empresários, agricultores e autoridades, verificou-se que os viveiristas já acertaram a venda de todo o estoque de mudas, que só vão ficar prontas para entregar no final deste ano.
E a procura por mudas deve se intensificar com o lançamento da cultivar BRS Ouro Preto desenvolvida pela Embrapa Rondônia, que alcança produtividade média acima de 100 sacas por hectare.
Fonte: Ascom
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi
Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer
A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n