A Vara de Execuções Penais de Buritis, 2ª Vara Genérica, realizou no último domingo, 23 de julho, a conclusão do curso de operador de pá carregadeira. Onze reeducandos, que cumprem pena junto à VEP receberam o diploma e a certeza que existem oportunidades para quem quer voltar a sociedade com uma nova mentalidade, um novo olhar.
Os apenados passaram por 60 horas de treinamento entre aulas teóricas e práticas que os tornaram aptos a trabalharem na área, o que faz com que portas se abram quando progredirem para o regime semiaberto.
A magistrada Michiely Aparecida Cabrera Valezi Benedeti, responsável pelas execuções penais na comarca, manifestou seu imenso contentamento com o sucesso da capacitação: “Quando vejo um projeto como esse sendo finalizado, com os reeducandos saindo mais preparados para retornarem ao convívio social, com a possibilidade de terem um trabalho digno, percebo que a ressocialização depende de oportunidades. E quanto a isso, não temos medido esforços para oportunizar as pessoas que estão em processo de ressocialização que possam ter a chance de escolher uma vida nova”.
Além do curso são realizados no Centro de Ressocialização Jonas Ferreti os projetos de artesanato, marcenaria, ateliê de corte e costura, novo olhar e, para aumentar ainda a participação dos reeducandos, será oferecido, a partir de agosto, em parceria com o Sebrae, um curso de corte e costura com vagas oportunizadas para diversos internos.
Fonte: Ascom TJRO