Segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL: Dia do Meio ambiente é comemorado com combate a dengue



No dia em que se comemora o dia do meio ambiente, 05 de junho, a prefeitura de Cacoal, com intermédio das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Obras juntamente com a Escola Estadual Clodoaldo Nunes de Almeida, realiza nesta sexta, a partir das 07:30h, em frente a escola, o dia de combate a dengue com alunos da rede pública estadual. O objetivo é aproveitar a data para chamar à atenção da sociedade quanto aos problemas e necessidades urgentes no combate a dengue no município.

A secretaria de saúde disponibilizará equipes do setor de endemias para intensificar as ações preventivas de vigilância sanitária, o meio ambiente dará suporte com caminhão para coleta seleta de lixo, e a secretaria de obras disponibilizará 02 funcionários e uma caçamba para realizar serviços de limpeza no bairro. Os alunos, por sua vez, farão o trabalho de conscientização junto à sociedade.

 

Doença e prevenção

A dengue é a doença transmitida pelo Aedes aegypt, um mosquito pequeno como um grão de arroz e com manchas brancas no corpo e nas patas, que não faz barulho e tem hábitos diurnos. Se estiver contaminado, ele transmite um dos quatro tipos de vírus causadores da doença pela picada.

Febre alta, dores nas articulações, dor de cabeça e fraqueza estão entre os principais sinais da doença. A suspeita deve ser informada o mais rapidamente possível no serviço de saúde mais próximo, para que o médico defina a medicação dos sintomas da dengue, que pode durar cerca de 10 dias.

 

Dia do Meio Ambiente

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas. A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

Segundo o secretário de meio ambiente, Flávio André Mota Araújo, em face da vida moderna, os prejuízos ao meio ambiente são catastróficos. Uma enorme quantidade de lixos é descartada diariamente, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.

“A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartadas de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água. É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição, assim como de políticas que revertam tal situação” frisou.

Fonte: Paulo Henrique Silva, SRT/RO 983

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

A Prefeitura de Porto Velho encerrou a semana promovendo mais uma reunião dos 100 dias de governo, no auditório do Prédio do Relógio, com um balanço d

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)