Quinta-feira, 19 de março de 2009 - 13h25
Entre os dias 14 e 16 de abril, a Idaron por meio da Gerência de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal (GIDSV), realiza em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura em Rondônia (SFA/RO), o V Curso de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO). A atividade acontece na Câmara de Vereadores de Cacoal (a 477 quilômetros de Porto Velho).
O objetivo do evento é capacitar engenheiros agrônomos para a emissão do CFO e do CFOC (Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado), e com isso, fazer o controle do trânsito interno, interestadual e internacional de material vegetal como banana, produtos cítricos e outros vegetais possíveis veiculadores de pragas quaternárias (Pinta Preta, Sigatoka Negra e Moko da Bananeira), determinadas pela Instrução Normativa número 55/2007, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Os participantes terão a oportunidade de receber conhecimentos sobre a classificação taxonômica da praga, monitoramento, tipos de armadilhas, levantamento e mapeamento das doenças em condições de campo, identificação, coleta, entre outros aspectos. No final do curso, será realizada uma avaliação de caráter eliminatório com os presentes, sobre o conteúdo programático. O resultado final apontará os habilitados a emitirem o CFO e o CFOC.
De acordo com o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal, Augusto Fernandes, os interessados devem procurar o quanto antes a Idaron para fazer a inscrição, que acontece entre no período de 16/03 a 14/04. "Temos apenas 25 vagas para os engenheiros agrônomos de órgãos públicos federais, estaduais, municipais, empresas privadas e autônomos. Ainda há a facilidade de ser totalmente gratuito com a presença de palestrantes renomados da Embrapa, Ministério da Agricultura e da própria Idaron", disse ele.
Os interessados podem procurar qualquer escritório da Agência Idaron dos 52 municípios e distritos do estado, ou ir até a Gerência de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal (GIDSV/Idaron), na Rua Padre Ângelo Cerri, s/n Esplanada das Secretarias Bairro Pedrinhas Porto Velho/Rondônia. Os telefones para contato são: (69) 3216-5223/5235, ou pelo correio eletrônico: idaron.vegetal@hotmail.com.
Fonte: Asscom/Idaron / Felipe Corona MTb 919/RO
Prefeito Léo Moraes Sanciona Lei que institui a Atividade Delegada em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, sancionou na sexta-feira (7), a Lei Complementar 1.003, que cria a ajuda de custo para Atividade Delegada Mu
Defesa Civil monitora ponte sobre o rio Madeira após colisão de embarcação
A Defesa Civil de Porto Velho realizou monitoramento, nesta quinta-feira (6), na ponte sobre o rio Madeira, na BR-319, após a colisão de uma embarcaçã
“Diálogos Municipalistas” : o fortalecimento da gestão pública municipal
Nos dias 11 e 12 de março, ocorrerá o evento Diálogos Municipalistas, um grande encontro com todos os prefeitos de Rondônia, com o objetivo de conec
Prefeitura inova na limpeza das ruas durante o carnaval de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho implementou uma ação inédita de limpeza urbana durante o carnaval deste ano, garantindo que as ruas da cidade permaneçam l