Sábado, 25 de junho de 2016 - 11h50
O Complexo Hospitalar Regional de Cacoal vem a público esclarecer reportagem veiculada pelo Departamento de Comunicação da Assembleia Legislativa de Rondônia, sob o título “Só na Bença relata mau atendimento no Heuro e pede transferência de funcionária - Parlamentar disse imaginar o sofrimento do paciente do dia a dia, já que um deputado não é bem tratado".
Vamos aos fatos:
- Na reportagem, o senhor deputado Só na Bença aponta a Chefe da Central de Regulação do Heuro como sendo responsável pelo mau atendimento relatado por ele. Contudo, ressaltamos que no horário citado pelo próprio deputado, às 23 horas do dia 16 de junho, “A servidora que exerce o cargo de Direção Superior, como coordenadora de práticas assistenciais, e foi nomeada no dia 31 de maio deste ano, conforme publicação no Diário Oficial do Estado” não estava em horário de serviço. Com isso, presume-se que não houve contato direto da servidora mencionada com o deputado.
- Em relação ao trecho “Se eu que sou um deputado e fui tratado dessa forma, imagina o que acontece com os pacientes no dia a dia desse hospital”, a direção do Complexo Hospitalar de Cacoal informa que todos os servidores são orientados para tratar qualquer paciente ou cidadão que procure pelos serviços oferecidos da mesma forma: com dignidade, respeito, cortesia e gentileza.
- Segundo o que já foi apurado e também apontado na reportagem, “A paciente, segundo Só na Bença, estava acometida por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e precisava ser transferida para outro hospital”. Embora a paciente já houvesse recebido os devidos cuidados médicos especializados (neurocirurgião), conforme registro em prontuário médico do Hospital Regional de Urgência e Emergência de Cacoal - HEURO, o deputado solicitava com urgência a transferência de sua assessora (paciente) para outra unidade hospitalar. Faz-se necessário explicar que a transferência de pacientes se dá apenas após solicitação do médico ou tendo a família assumido a responsabilidade de retirar o paciente da unidade hospitalar. Contudo, independentemente, no momento em que o senhor deputado solicitou a transferência, as duas ambulâncias que atendem o Complexo Hospitalar de Cacoal já estavam em serviço, transportando outros pacientes também em situação de emergência. Com isso, fazia-se necessário aguardar a disponibilidade de uma das ambulâncias.
- No que se refere ao requerimento de transferência da servidora feita pelo Deputado Só Na Bença e aprovado pela Comissão, esclarecemos que conforme levantamento feito, a servidora que manteve contato com o deputado foi a Agente Administrativa Miracema Mota Yamada. Informamos que, até então, nunca houve nenhum registro de falha ou má conduta desta servidora, em nenhum dos setores em que a mesma já tenha atuado. Aproveitamos para ressaltar que, devido a necessidade de implantação de serviços sob auto gestão, bem como implementação de serviços em outros setores, a servidora acima mencionada já foi transferida da central de regulação para o setor de farmácia. Contudo, enfatizamos que esta transferência já estava prevista anteriormente, não tendo nenhuma relação com os fatos apontados pelo deputado na matéria veiculada pelo Departamento de Comunicação.
- Em relação à alegação de “ter sido informado que o diretor do Heuro, Marco Aurélio Vasques, teria dado ordens para que ninguém, em nome do deputado Só na Bença, recebesse atendimento na unidade hospitalar”. Primeiro: qualquer paciente que necessite de atendimento de urgência não pode ser recusado pelo Complexo Hospitalar de Cacoal. Segundo: faz-se necessário informar que o senhor Marco Aurélio Vasques, apontado pelo deputado, não desempenha mais nenhum cargo de direção dentro do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal. Aproveitamos a oportunidade para informar que a direção do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal está a cargo da senhora Isabel Maria de Lima e o Heuro – Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal tem como diretora a senhora Viviane Plaça.
Fonte: Ascom
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