Quarta-feira, 11 de novembro de 2015 - 00h05
O dia 9 de novembro de 2015 ficou marcado para a saúde de Cacoal com o início dos serviços de cateterismo. De acordo com o diretor geral do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal – COHREC, Marco Aurélio Vasques, Cacoal é o primeiro município do interior de Rondônia a realizar estes procedimentos.
Além do cateterismo, Cacoal passa a oferecer também o serviço de angioplastia, que até então só era oferecido na capital do estado, e procedimentos como MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), eletrocardiograma, Holter e Teste Ergométrico.
Conforme Vasques, este avanço fortalece ainda mais o município como um polo em saúde no estado de Rondônia. “Nem mesmo na rede particular eram oferecidos esses procedimentos no interior do estado. Este é um grande avanço para a saúde de Rondônia e de Cacoal, pois agora pacientes em emergência cardiológica tem estes serviços perto deles. Não é preciso mais viajar 500 quilômetros até Porto Velho, e com isso Cacoal se fortalece como referência em saúde para outros municípios”.
A disponibilização destes serviços em Cacoal está sendo possível graças a um convênio firmado entre o Estado, a Associação São Daniel Comboni (ASSDACO) e a Cardiocenter. “O serviço atenderá pacientes de todo o interior do estado pelo preço de tabela SUS. A previsão é de que sejam realizados, em média, 100 procedimentos por mês”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Williames Pimentel.
O médico cardiologista e responsável pela Cardiocenter, Alex Sandro dos Santos Carvalho, afirma que com o início destes serviços, Cacoal se torna uma referência também em cardiologia. “Cacoal agora é uma referência em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, que implica no cateterismo cardíaco, um exame diagnóstico, e a angioplastia, que consiste no tratamento do problema detectado”.
O especialista observa, ainda, que com estes serviços, Cacoal atenderá pacientes de municípios em um raio de mais de 200 quilômetros de distância. “Um exemplo são pacientes de Vilhena, que antes precisavam percorrer 700 km até Porto Velho e agora contam com estes serviços em Cacoal, a menos de 250 quilômetros de distância, uma diferença enorme para o paciente”.
O enfermeiro responsável, Gladerson de Campos Rocha, informou que os dois primeiros procedimentos de cateterismos realizados em Cacoal, nesta segunda-feira (9), correram dentro dos parâmetros de normalidade. “Após os procedimentos, os pacientes seguiram para sala de recuperação, uma vez que após o cateterismo, o paciente permanece por 3 ou 4 horas na clínica, recebendo toda a atenção e orientação. Nos procedimentos de angioplastia, os pacientes ficam até 24 horas na sala de recuperação. Ou seja, aqui os pacientes terão todo o suporte que precisarem”, completou o enfermeiro.
Vale ressaltar que todos os agendamentos para realização dos procedimentos oferecidos pelo Governo de Rondônia, através da CardioCenter, são feitos pela Secretaria de Estado da Saúde, em conjunto com as secretarias municipais de saúde.
Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia
Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade
Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv
Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p
Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem
Situação de Emergência é decretada pela Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho publicou nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial dos Municípios de Rondônia, o Decreto nº 20.894 que institui a Situaçã