Domingo, 2 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL: Valverde ressalta expansão do número de vagas nas universidades públicas



O deputado Federal Eduardo Valverde (PT/RO) e a Senadora Fátima Cleide (PT/RO) foram homenageados nesta sexta-feira, pela direção do campus da Universidade Federal de Rondônia em Cacoal.

Na ocasião inauguraram o laboratório de informática, construído e equipado com recursos de emendas dos dois políticos rondonienses.

Em seu discurso o deputado Valverde disse do apoio do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na expansão do número de vagas e das universidades públicas.

Só este ano as universidades federais irão oferecer mais de 227 mil vagas na graduação, o dobro em relação aos números de 2003, quando a oferta era de apenas 113.938 vagas. Além do Programa REUNI que tem contribuído para dar sustentabilidade ao processo de crescimento pelo qual o país tem passado nos últimos 5 anos. Também foram implantadas 12 novas universidades e a criação de mais quatro estão tramitando no Congresso. Através do REUNI e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) estão sendo implantados campi em 188 cidades do país.

Os cursos noturnos foram os que mais cresceram durante a expansão das universidades federais, passando de 29.549 cursos em 2006 para 79.080, em 2009, registrando aumento de 168%. Dados do MEC destacam ainda o papel das universidades na educação pós-graduada, onde são responsáveis por mais de 1.400 cursos de mestrado e doutorado.

Para Rondônia o governo autorizou mais de 200 novas contratações de docentes e pelo programa REUNI autorizou a expansão de mais de 30 novos cursos, tanto no período vespertino quanto noturno. Esse programa tem como principais objetivos estimular a reestruturação acadêmica dos cursos de graduação presenciais e dotar as universidades federais das condições necessárias para garantir a ampliação do acesso e a da permanência. Até 2012, o investimento previsto para o Reuni é de R$ 2 bilhões.

Essa expansão frisou o deputado, permitirá a formação de profissionais capacitados para enfrentar os grandes desafios tecnológicos e, além disso, garantirá a oferta de professores qualificados para o sistema de educação básica do Brasil. 

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoDomingo, 2 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

A Prefeitura de Porto Velho encerrou a semana promovendo mais uma reunião dos 100 dias de governo, no auditório do Prédio do Relógio, com um balanço d

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout

Gente de Opinião Domingo, 2 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)