Sábado, 13 de abril de 2019 - 10h41
Buscando melhores condições de trabalho e a identificação durante seus plantões, um grupo de vigilantes patrimoniais de Cacoal (RO) decidiu confeccionar o próprio uniforme de trabalho. A entrega das camisetas aconteceu na sexta-feira (12), na sede da Associação de Servidores Públicos Municipais (Assemuc).
De acordo com Edimar Kapiche, um dos profissionais que adquiriram o uniforme por conta própria, a iniciativa partiu de um grupo de vigilantes que se cansou de esperar que a administração municipal providenciasse os uniformes para a categoria, que trabalha exposta e sem identificação.
“Desde 2013, a administração nos pede a relação de tamanho dos uniformes, porém nunca houve a aquisição do material pelo poder público municipal. Diante da necessidade de estar identificado para oferecer um trabalho de qualidade a população, um grupo de vigilantes tomou a iniciativa de pagar do próprio bolso a confecção do uniforme de trabalho”, esclarece.
Além do uniforme, segundo Kapiche, os vigilantes não possuem os equipamentos básicos de trabalho. “Os vigilantes exercem uma função de grande importância para a sociedade, que é a proteção do patrimônio público e, o vigilante se ele não tiver um curso de formação pode trabalhar apenas com armas não letais como cassetete, e nem isso nós temos”, destaca.
Constrangimento
Para Valdir Bachini, junto com a oferta de melhores condições de trabalho para a categoria, o uniforme evitará que os profissionais passam por situações constrangedoras como a que foi vivenciada por ele no último plantão.
“Ao sair de trás do estabelecimento que estava cuidando após terminar minha ronda, a polícia me abordou, tive apresentar meus documentos e provar que estava trabalhando no local. Se eu estivesse uniformizado não precisava passar por essa situação desagradável”, aponta.
Atualmente, a Prefeitura de Cacoal conta com cerca de 80 vigilantes patrimoniais, que trabalham em diversos órgãos municipais como escolas, praças e unidades básicas de saúde.
Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, liderou a primeira reunião semanal de gestão instituída pelo Decreto nº 20.748, de 9 de
CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste
Uma equipe foi enviada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), Gio Damo, ao município de Alvorada do Oeste para apresenta
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, sancionou na terça-feira (7), a Lei Complementar Nº 1.000, que estabelece a organização básica dos órgãos da
Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho
Foi publicado no Diário Oficial dos Município de Rondônia na terça-feira (7), o Decreto nº 20.745, de 6 de janeiro de 2025, que instituiu um Grupo de