Sexta-feira, 2 de outubro de 2015 - 16h01
A Prefeitura de Candeias do Jamari inicia a segunda etapa do processo de produção do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), com a primeira reunião realizada na Câmara Municipal de Vereadores. O evento aconteceu na noite de ontem, quinta-feira (01), com apresentação do diagnóstico da situação do abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, limpeza e manejo dos resíduos sólidos da cidade, com destaque para a apresentação dos trabalhos que vem sendo desenvolvido pela equipe de elaboração do PMSB, juntamente com a comissão designada pelo executivo municipal.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Arteaga (Café) fez a abertura do evento que contou com a presença do secretário de Serviços Públicos Paulo Sena, secretário de Agricultura, Ribamar Reis, secretário de Educação Euzébio Lopes, secretário municipal de Planejamento, Valmor Alves de Souza, engenheira florestal da Prefeitura Talita Cavalcante, presidente da Câmara, vereador Neilton Bento, vereador Brito da Bicicletaria, coordenador da Unidade Regional de Controle da Qualidade da Água para consumo humano e membro do NICT – Núcleo Intersetorial da Cooperação Técnica da Funasa, Sirlei Gomes de Lima, bióloga Joana Martins Sena, apoiadora municipal no controle da malária em Candeias do Jamari, presidentes de Associações, sindicalistas, equipes dos Comitês de Coordenação e Execução da Prefeitura e equipe da empresa ECP – Soluções em Serviços Gerais, que trabalham juntas na elaboração do Plano.
O engenheiro e consultor da ECP Edmundo Machado fez uma explanação e explicou que o PMSB deve contar com a participação da população, sendo que a primeira etapa foi realizada, com objetivo de levantar os problemas existentes no município e as soluções que podem ser adotadas.
O engenheiro ambiental da ECP, Natalino Azevedo, apresentou uma análise do levantamento feito na primeira etapa setorial, frisando como exemplo a falta de uma Associação para os catadores. “O PMSB é o resultado de um conjunto de estudos que objetiva conhecer a situação atual do município de Candeias do Jamari e planejar as ações e alternativas para construção dos serviços públicos, resultando na promoção do saneamento, da saúde pública e do meio ambiente”, explica Natalino.
Para o prefeito Francisco Sobreira (Careca), o evento oportuniza o desenvolvimento das políticas públicas juntamente com os munícipes. "Pensar e construir um Plano é solidificar uma visão de oportunidades para a cidade. São essas discussões com a sociedade que nos fazem pensar em meios mais concretos de buscar recursos e usá-los de forma coerente com as necessidades do munícipio. São essas ações que trazem para nosso meio uma política mais participativa, deixando o cidadão discutir, apreciar e apontar direcionamentos para a construção do município que anseia”, ressalta o prefeito Careca, agradecendo o empenho da equipe da Prefeitura, da Funasa e da Empresa.
Forte: Marlene Mattos
Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho
Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13
Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece
Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada
O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)
"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve presente, na última semana, no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé para acompanhar o trab