Quarta-feira, 1 de junho de 2011 - 14h04
O lançamento da Cartilha “Floresta Nacional do Jamari – Conservação e Sustentabilidade” marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente em Itapuã do Oeste. O ato aconteceu na noite de segunda-feira (30), no auditório da Escola Municipal Dr. Custódio com a presença de estudantes, professores e entidades parceiras. Uma programação especial foi planejada em alusão a Semana do Meio Ambiente com mostras de vídeos, palestras e varal fotográfico. As atividades serão realizadas até o dia 3 de junho.
Além das ações nas escolas, diariamente estudantes do município farão visitas ao Viveiro Municipal e à Floresta Nacional (Flona) do Jamari, conhecendo as ações de combate as mudanças climáticas do Projeto Semeando Sustentabilidade realizado pela Rioterra, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.
O objetivo das ações é mostrar a importância da preservação da Flona do Jamari e como utilizar os recursos naturais de forma sustentável para manutenção dos serviços ambientais que a floresta presta, fundamentais na economia local, que tem como base o uso destes recursos.
Nas escolas, a equipe de Educação Ambiental da Rioterra apresenta vídeos e painéis fotográficos destacando temas sobre resíduos sólidos, aquecimento global, controle das queimadas e a importância da água. Além da cartilha da Flona, diversos materiais impressos são distribuídos para orientar a comunidade.
Segundo Alexis Bastos, coordenador geral do Projeto Semeando Sustentabilidade, a Cartilha da Floresta Nacional do Jamari é um instrumento educacional valioso para conscientizar a população sobre a importância desta unidade de conservação como bem comum que deve cumprir suas funções sociais, ambientais, econômicas e culturais para as quais foi criada.
O chefe da Flona do Jamari, Carlos Renato, destacou que a cartilha é um excelente produto editorial para a divulgação das ações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio e das ações da Flona. “A cartilha está completa. Aborda importantes temas e é uma excelente maneira de passar as informações com qualidade”, destacou.
Fonte: Solano Ferreira
“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade
O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con
Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho
Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi