Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CDL investe em conscientização e recuperação de crédito


Nesta época em que o país está se reerguendo economicamente, e as empresas estão proporcionando cada vez mais promoções e parcelamentos atrativos, o consumidor precisa redobrar sua atenção em relação ao saldo pessoal e equilibrar ganhos e gastos, isso é essencial para manter o orçamento pessoal sempre positivo.

Com o foco em temas como estes, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná (CDL), vem pesquisando há um ano o Projeto Crédito Consciente, elaborando treinamentos para analistas e gerentes de crédito, com objetivo de prepará-los para conceder crédito de maneira eficaz para que sejam capaz de orientar corretamente o consumidor na hora da compra parcelada, trazendo maior tranquilidade na hora de pagar, e em caso de inadimplência agir de maneira a proporcionar ao consumidor a possibilidade de quitação da dívida e retorno ao mercado de compras a prazo.

Nayara Trindade, administradora da CDL, ressaltou que com mais de R$ 30 milhões em inadimplência de pessoa física em Ji-Paraná, um dos indicadores é a média de inadimplência por CPF que ultrapassa R$ 700,00 apontando mais de 50% de comprometimento salarial com parcelas, sendo que o correto seria no máximo 30%. Isso demonstra claramente falha na concessão de limite na fase de análise do crédito.

O projeto surgiu a partir do momento em que grandes empresas como Lojas 3 irmãos, Sucesso Materiais para Construção e Rondobrás se juntaram a CDL para estudar políticas de crédito e cobrança, utilizando as ferramentas disponíveis do SPC BRASIL para elaborar um projeto de combate a inadimplência do no município, aliviando também os consumidores.

Durante um ano a CDL analisou fatos como período de maior índice de inadimplência, período de maior quitação de dívida, faixa etária dos inadimplentes, tempo de recuperação na dívida, possíveis motivos pessoais e externos que ocasionaram a inadimplência, e desenvolveu um estudo de como estes fatores podem ser previstos ainda na fase de análise de crédito.

"Após esta investigação concluímos que a inadimplência não está relacionada apenas no controle do consumidor, mas também na capacidade do analista de crédito em orientar o consumidor de maneira eficiente na hora de realizar suas compras a prazo", ressaltou Nayara Trindade.

Desta forma criaram-se dois projetos, o "Crédito Consciente", voltado para os empresários e profissionais da área de crédito, e o "Meu Crédito" voltado para o consumidor, onde a CDL vai disponibilizar dicas de como recuperar, proteger e aumentar seu crédito inclusive conseguindo diminuir taxas de juros, aumentar limites e evitar fraudes.

No período de teste do projeto, uma das empresas envolvidas conseguiu aumentar para 63% a eficiência da sua recuperação de crédito imediata, ou seja, 63% dos registros inclusos foram liquidados em até 13 dias, proporcionando ao consumidor regularizar suas dívidas, limpar seu nome tornando-o apto novamente a realizar compras a prazo.

Para Éverton Veiga Schneider, diretor financeiro da Rondobras,  esse é um projeto novo para nós, e percebemos que é algo muito positivo, porque os nossos funcionários que participaram saíram contentes, bem dispostos e incentivados com o treinamento ministrado pela Nayara Trindade, e geralmente nós oferecemos muitos cursos de liderança e de vendas, porém ofertamos poucos na parte de orientação ao crédito, e com essa parceria da CDL nós achamos importante para o setor de cobrança que também é um departamento que precisa de atualização, para diminuir a taxa de inadimplência”, disse Éverton Veiga Schneider.

Se consideramos toda população adulta do município, 34% estão com restrição num total de 28.698 pessoas impedidas de comprar, já se consideramos somente a faixa etária de 30 a 64 anos que é a mais atuante em compras a prazo, esse percentual sobre para 70%, ou seja a cada 10 pessoas desta faixa etária 7 estão com restrição. Por outro lado, analisando a capacidade de compra por renda, de acordo com os dados do IBGE e da previdência social, Ji-Paraná possui 25.339 pessoas empregadas formalmente e 7.661 aposentados e pensionistas totalizando 33.000 mil pessoas com renda fixa contra 28.698 com restrições, neste caso, a porcentagem de restrição sobe para 87%, indicando que apenas 13% dos ji-paranaenses com renda declarada estão aptos a comprar a prazo.

"O Crédito consciente é um projeto que proporciona a estas pessoas organizar suas dívidas e voltar a fomentar o comércio de forma segura para ambas as partes", falou o presidente da CDL, André Moreira.

E para melhor atender e orientar o consumidor, a CDL está desenvolvendo uma parceira juntamente com a Unisp (Unidade Integrada de Segurança Pública) através do projeto "Meu Crédito" onde será instalado um ponto de apoio no 2º distrito nos próximos 60 dias.

Segundo o delegado Derli Gouveia, Titular da 1ª DP / Unisp, “com esse ponto de apoio que será instalado pela CDL de Ji-Paraná na Unisp, vai diminuir consideravelmente o número de fraudes que são realizados nos comércios, e ao mesmo tempo evitando que a vítima que teve os documentos perdidos também tenha problemas. E com essa parceria, as pessoas que forem registrar as ocorrências na Unisp, também serão encaminhadas para a sala onde funcionará a CDL, onde será feito o registro de alerta de documentos junto ao banco de dados do SPC BRASIL com as informações de furto, roubo ou extravio de documentos ajudando a prevenir fraudes no comércio”. Concluiu Derli Gouveia.

Para dar celeridade ao processo a CDL já está organizando o 1º encontro de crediaristas de Ji-Paraná previsto para dia 19 de agosto com capacidade para treinar 200 analistas e gerentes de créditos possibilitando a várias empresas o acesso aos treinamentos de uma única vez.

FONTES:
http://www.previdencia.gov.br/dados-abertos/estatisticas-municipais-2017/
http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_perfil_municipio/index.php

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes realiza primeira reunião semanal de gestão e apresenta projetos prioritários para Porto Velho

Prefeito Léo Moraes realiza primeira reunião semanal de gestão e apresenta projetos prioritários para Porto Velho

Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, liderou a primeira reunião semanal de gestão instituída pelo Decreto nº 20.748, de 9 de

CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste

CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste

Uma equipe foi enviada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), Gio Damo, ao município de Alvorada do Oeste para apresenta

Lei Complementar é sancionada para enxugar a máquina e trazer agilidade para serviços públicos em Porto Velho

Lei Complementar é sancionada para enxugar a máquina e trazer agilidade para serviços públicos em Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes​, ​sancionou na terça-feira (7), a Lei Complementar Nº 1.000, que estabelece a organização básica dos órgãos da

Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho

Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho

Foi publicado no Diário Oficial dos Município de Rondônia na terça-feira (7), o Decreto nº 20.745, de 6 de janeiro de 2025, que instituiu um Grupo de

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)