Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ciclo de palestras realizado pelo TCE-RO em Ji-Paraná enfoca eixos temáticos do Profaz


 
Dentro da programação do 3º Encontro Técnico de Implantação do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais e Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios de Rondônia (Profaz), uma realização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), foi realizado na última segunda-feira (6), no auditório do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), um ciclo de palestras envolvendo temáticas afetas ao programa.Ciclo de palestras realizado pelo TCE-RO em Ji-Paraná enfoca eixos temáticos do Profaz - Gente de Opinião

Inicialmente o conselheiro Benedito Antônio Alves, coordenador do Profaz no âmbito do TCE-RO, falou de modo pormenorizado sobre o programa, destacando desde o histórico da ação até objetivos, resultados já alcançados e os que estão sendo almejados.

Falou ainda sobre os eixos nos quais o Profaz está assentado, como a atualização das legislações tributárias; a regularização fundiária; a redução da burocracia; o despertamento do empreendedorismo e o fortalecimento da economia e das finanças municipais, com incremento da receita e também do bem-estar da coletividade.

DESENVOLVIMENTO

Já no ciclo de palestras foram formadas mesas de trabalho, com a primeira delas tendo como tema Desenvolvimento Sustentável. A coordenação foi do deputado estadual Laerte Gomes e atuaram como debatedores o vice-governador Daniel Pereira e representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental/Sedam (Francisco de Sales), do Sebrae-RO (Valdemar Camata Júnior), da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia/Faperon (Hélio dias) e da Unir (Otacílio Moreira).

Foram citados, entre outros pontos, a importância de se estimular boas práticas nos municípios, a fim de que a atividade produtiva esteja em harmonia com os preceitos ecoambientais, em respeito à sustentabilidade. Nesse contexto foi citada a atuação do Estado, tanto nos investimentos visando o incentivo à produção, quanto na busca por atrair novos investidores e mercados.

DESBUROCRATIZAÇÃO

Na segunda mesa, debateu-se desburocratização para abertura de novos negócios, com os trabalhos mediados pelo representante da Fiero, Chagas Neto, e como expositores a prefeita Gislaine Clemente (Lebrinha), o presidente da Federação das Associações Comerciais (Facero), Gérson Zanato, o diretor do Sebrae, Camata Júnior, o presidente da União das Câmaras e Vereadores do Estado (Ucaver), vereador Ismael Crispim, e o representante do Sindicato da Micro Indústria de Rondônia (Simpi), Francisco Holanda.

Além da apresentação de números relativos ao cenário empresarial e industrial no Estado, foram ainda abordados meios para superar as travas burocráticas visando incentivar a abertura de novos negócios e, consequentemente, a geração de emprego e renda para os municípios.

REGULARIZAÇÃO

Regularização fundiária foi o último assunto abordado no ciclo de palestras, com o conselheiro Benedito Alves mediando os trabalhos. Atuaram como expositores Ernani Prado, da Superintendência de Desenvolvimento (Suder), Francisco Sales (Sedam) e Francisco Pinto, analista tributário da Receita Federal aposentado.

Dentro do tema, foram enfocados aspectos relativos à regularização fundiária tanto na zona rural quanto na urbana, incluindo-se benefícios que esta traz aos municípios, como na cobrança de tributos, a exemplo do IPTU e do ITBI.

Fonte: Ascom TCE-RO

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes realiza primeira reunião semanal de gestão e apresenta projetos prioritários para Porto Velho

Prefeito Léo Moraes realiza primeira reunião semanal de gestão e apresenta projetos prioritários para Porto Velho

Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, liderou a primeira reunião semanal de gestão instituída pelo Decreto nº 20.748, de 9 de

CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste

CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste

Uma equipe foi enviada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), Gio Damo, ao município de Alvorada do Oeste para apresenta

Lei Complementar é sancionada para enxugar a máquina e trazer agilidade para serviços públicos em Porto Velho

Lei Complementar é sancionada para enxugar a máquina e trazer agilidade para serviços públicos em Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes​, ​sancionou na terça-feira (7), a Lei Complementar Nº 1.000, que estabelece a organização básica dos órgãos da

Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho

Prefeitura cria Grupo de Trabalho para vistorias no Terminal Rodoviário de Porto Velho

Foi publicado no Diário Oficial dos Município de Rondônia na terça-feira (7), o Decreto nº 20.745, de 6 de janeiro de 2025, que instituiu um Grupo de

Gente de Opinião Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)