Segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016 - 06h02
[David Bowie 2010 foto por Andrew H. Walker/Getty Images]
Exibiremos dois filmes dentre os mais populares de sua carreira. No dia 4, Fome de Viver (1983), o filme que ele faz o papel de um vampiro. E no dia 18, Labirinto – A Magia do Tempo (1986), o clássico que ele interpreta o líder dos duendes numa terra de fantasia.
Teremos sessões gratuitas para o público e premissa para um bate-papo sobre o artista e sua contribuição ao universo cinematográfico (e musical, por que não?).
David Bowie é uma figura representativa de múltiplas esferas. Vide seu camaleônico repertório intelectual. Seu trabalho por décadas é uma competência para poucos. E com os acontecimentos recentes se tornou inalterável para sempre.
Participe!
Dia 4 – *Fome de Viver (The Hunger) - 1983
Uma vampira egípcia dos tempos de faraós sobrevive até os dias de hoje
se alimentando de seus amores... Literalmente.
Faminta por sangue jovem, único que recupera sua juventude ao beber, a vampira Miriam volta seus olhos para garotas e rapazes, sem discriminação, até ter o suficiente deles.
David Bowie é John, o amante da vez, que ao ser mordido se torna um vampiro. Nesse caso apesar de vampiro imortal, não perde a capacidade de envelhecer.
Não morre, mas vai ficando velho, velho, tão velho que acaba se tornando uma coisa decrépita e sem forças... A não ser que beba o sangue de alguém.
Depois de alguns séculos John percebe que sua expectativa de vida está condenada. Sua fome de vampiro é mantida pela mesma mulher que prometeu a ele “amor eterno”, porém conseguir sangue para os dois fica cada vez mais difícil e penoso.
Fome de Viver é um trabalho inglês que chama a atenção geral para o tema da vida eterna que nos excita desde os tempos das cavernas. A humanidade e o dilema de permanecer aqui indefinidamente, ou pelo menos descobrir a formula de não envelhecer e morrer. Com algum mérito científico, de preferência.
O filme é dirigido por um diretor que nunca tinha dirigido um filme longa na vida, Tony Scott, e foi notável nas mostras em que participou pela fotografia de penumbra, contraste das silhuetas e o nu artístico das personagens.
Dia 04/01
- *Fome de Viver (1983)
- Duração: 1h 37min
- Romance, Terror, Suspense.
- Direção: Tony Scott (Top Gun: Ases Indomáveis, 1986 e irmão do Ridley Scott de Alien, o Oitavo Passageiro).
- Bilhete: R$ 0,00 zero reais
- *Classificação: 16 anos
Dia 18, Labirinto – A Magia do Tempo (Labyrinth) - 1986
Direto da mitologia europeia veio David Bowie, o rei dos duendes. Conhecido como Jareth no clássico desse mito da cultura pop em sua fase mais pop. No topo da sua carreira, no seu período sênior. David Bowie se vale de seu cristal mágico para reinar por 1.300 anos no submundo dos Goblin. Em seu castelo, no centro do labirinto.
Uma garota de dezesseis anos desafia a vida e invoca a magia de Jareth, o rei dos duendes, para levar seu irmão que ela ficou de babá. O bebê não parava de chorar, e ela ao invés de cantar para ele uma música de dormir, invocou essa criatura do folclore europeu. E ele apareceu e levou o menino.
Sarah, agora arrependida, parte em busca do menino e tem pouco tempo para isso. Precisa vencer o labirinto e resgatar o bebê dos duendes antes que Jareth o transforme em duende – do jeito que ela havia desejado – e sirva ao seu novo dono para sempre. Jareth fará de tudo para mantê-la distante de seu castelo, confundindo-a em seu labirinto.
Labirinto – A Magia do Tempo popularizou a carreira cinematográfica do versátil David Bowie. Desde as músicas compostas originalmente para o filme, produzidas e interpretadas por ele mesmo até seu close na grande tela com direito a lealdade de suas maquiagens icônicas que viriam a ilustrar seus cartazes até os dias de hoje em todos os lugares que fora lembrado.
O filme ainda credita o roteiro para Terry Jones, um dos mentores do grupo Monty Pythons e a assinatura de produção executiva dividida com George Lucas, criador de Star Wars.
Dia 18/01
- Labirinto – A Magia do Tempo (1986)
- Duração: 1h 41min
- Aventura, Família, Fantasia.
- Direção: Jim Hanson (Os Muppets, 2011)
- Bilhete: R$ 0,00 zero reais
- Classificação: Livre
Atenção Importante!
É possível que algumas luzes externas do prédio da Biblioteca vão estar apagadas. Isso porque melhora o efeito da nossa sala escura. Em benefício da nossa projeção sete da noite.
A porta lateral da Biblioteca (Rua Pres. Vargas, de frente para o “restaurante do mineiro”) é a que utilizamos para receber o público.
Assim, mesmo que as luzes da entrada frontal estejam apagadas. As portas continuarãoabertas antes e durante a nossa sessão. Seja bem vindo.
Sobre o Cineclube Jipa
Nossa sala de filmes é o ponto de encontro dos colegas com afinidade em cinema, opinião e debate. São sessões de filmes seguidas por uma discussão sobre o que assistimos. Conversa-se sobre a produção após filme, oportunidade que nem sempre é presente nas salas comerciais.
A proposta surgiu com a abertura do auditório da Biblioteca Municipal Dr. Cyro Escobar Ribeiro para mais essa atividade cultural.
Após uma reforma recente este espaço público voltou a receber as pessoas com a mesma dedicação só que agora com mais conforto. “Testemunhar esse retorno da biblioteca é muito bom. Principalmente nesses tempos de falta de cultural e educação é fundamental reabrir as bibliotecas e sessões de cinema”, complementa o diretor de programação Wellybh Machado.
As sessões são na quinta-feira pontualmente sete da noite (19h). A entrada é livre e sem pagamento para participar. No auditório da Biblioteca Municipal.
Compartilhe!
[+] www.facebook.com/cineclubejipa
Em uma noite marcada pela valorização do empreendedorismo e do desenvolvimento local, a Câmara Municipal de Vilhena realizou no dia 22 de novembro d
Em mais um passo para promover o desenvolvimento rural no estado, o governo de Rondônia assinou a ordem de serviço (OS) para o georreferenciamento d
Parque da Cidade recebe multidão para prestigiar show do padre Alessandro Campos
O Parque da Cidade recebeu, na noite deste domingo (24), um dos maiores públicos do Natal Porto Luz desde a sua inauguração. Além da decoração, das at
O Parque da Cidade, palco do Natal Porto Luz, contará com uma programação recheada neste fim de semana. Além do espetáculo de luzes e cores da decoraç