Segunda-feira, 5 de setembro de 2016 - 16h08
A transformação de uma imensa área alagadiça numa praça que embeleza e torna-se referência para a cidade, foi comemorada pelos moradores de Jaru, na sexta-feira (2), com a inauguração da Praça Parque da Baixada, antes conhecida como Brejo da Baixada. A cerimônia de inauguração foi encerrada com o recado do governador Confúcio Moura, gravado em vídeo; e do vice-governador Daniel Pereira, que “todos são responsáveis pela preservação do espaço”.
Com 55 mil metros quadrados de área revitalizada, Parque da Baixada custou R$ 7 milhões. Foi projetado pelo engenheiro Luiz Eduardo para mudar completamente a região onde circulavam animais peçonhentos, mosquitos e jacarés. Está localizado entre os Setores 3 e 4, região onde a terra era desvalorizada. Demorou três anos para ficar pronto.
Com espaços para caminhada, prática de esportes e canal canalizado, a praça transformou o bairro, valorizando ainda mais os imóveis. Os bancos e os aparelhos das academias estão sempre ocupados, e também não falta gente na pista de caminhada.
O entorno foi urbanizado e ganhou asfalto. Um tratamento especial foi adotado para evitar que o terreno, que antes era alagadiço, alague e inviabilize a utilização do espaço.
As obras foram conduzidas pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), cuja equipe recebeu elogios pelo empenho em trabalhar ininterruptamente nos últimos dias.
As comemorações relacionadas à inauguração só encerraram nesse domingo (4). Conforme o vice-governador Daniel Pereira, outras intervenções serão feitas para que a praça se torne ainda melhor. O espaço, segundo ele, deve ser motivo de orgulho, pois contém o que há de melhor para atender à população.
Daniel Pereira disse que ficou surpreso com a beleza da obra e o impacto que provocou no lugar, que antes era motivo de preocupação para os moradores.
PONTO DE ENCONTRO
O governador Confúcio Moura não pode comparecer. Um problema no voo que saiu de Brasília o fez atrasar. Apesar disso, gravou um vídeo que foi mostrado durante a cerimônia. Ele disse que a praça passa a ser um ponto de encontro das famílias e que deve ser preservada.
Ao prefeito Inaldo Pedro, Confúcio recomendou que plante árvores frutíferas na praça para atrair pássaros e completar a interação com a natureza. O governador prometeu ainda visitar a cidade para fazer uma caminhada.
A Praça da Baixada é mais uma das obras que fazem parte do Projeto Canais da Cidadania, idealizado pelo governador Confúcio Moura para transformar áreas abandonadas em espaços úteis, que gerem bem-estar aos moradores. Outras obras semelhantes foram construídas em Ariquemes (Parque Açaí), Buritis (Parque Buritis), Ji-Paraná (Igarapé Pintado), Ouro Preto do Oeste (Parque do Bosque) e Cacoal (Parque Sabiá). Todas essas ruas também foram urbanizadas com drenagem e pavimentação asfáltica. O investimento foi de R$ 60 milhões.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia
Em mais uma ação de cuidado e presença nos momentos mais difíceis, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, nesta semana esteve nos distritos de Calama
Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade
Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv
Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p
Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem