Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Com apoio da Prefeitura, Guarda Mirim vai formar 22ª turma


A prefeitura de Vilhena mantém um compromisso com a Guarda Mirim através de um convênio firmando no valor de R$ 50.000 mil reais anuais. O recurso ajuda na alimentação, materiais, manutenção e todo tipo de suporte necessário para o funcionamento do projeto. Este ano, o projeto vai formar a 22ª turma de Agentes Mirins.

A Guarda Mirim de Vilhena é uma instituição que ensina valores as crianças e adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. Os cursos ministrados são variados e os jovens têm a oportunidade de aprender técnicas que lhes ajudarão na construção de uma vida adulta consciente de seus direitos e deveres, sem contar que, em muitos casos, abre as portas para o mercado de trabalho.

Segundo explica o instrutor do Projeto, Jair Atílio, antigamente existia uma opinião generalizada de que as crianças e jovens que entravam na Guarda Mirim sofriam desajustes sociais. Essa premissa vem sendo derrubada pelos esforços da administração da instituição. “A Guarda Mirim atende jovens de todas as classes sociais, do carente ao abastado, aqui não existe preconceito, todos estão aqui para aprender valores que serão levados por toda a vida” enfatiza, ao destacar que o trabalho só é realizado graças às parcerias.

Um acompanhamento escolar é feito por parte da Guarda Mirim, que recebe seus alunos no período da tarde das 13:00 as 18:00 horas todos os dias da semana. A instituição acaba se tornando uma extensão da escola onde são ensinadas noções gerais de Trânsito, Direito Penal, Civil, Constitucional, Estatuto da Criança e Adolescente, Ética, Moral, Civismo, Primeiros Socorros, Educação Física, estágio de Selva, entre outros.

Os aprendizes passam 10 meses no curso de formação de Agentes Mirins. Neste ano, são 280 estudantes que formam a turma de agentes. Para a aluna Caroline, 13, que está na instituição há um ano, a Guarda Mirim é uma segunda casa. “Eu quis entrar porque aqui tenho a oportunidade de aprender coisas que me ajudarão no futuro, hoje eu tenho mais disciplina e melhorei muito meu comportamento”.

Para o prefeito Zé Rover, que em 2010 teve seu apoio reconhecido, quando homenageado com o nome da turma, a compromisso da Administração com a Guarda Mirim tem sido de fundamental importância. “Todo o trabalho desenvolvido é fantástico, pois é um projeto que proporciona base sólida de conhecimento e experiências aos nossos adolescentes. Essa é uma parceria feliz porque forma os jovens de hoje e adultos de amanhã”, afirma o prefeito.

Fonte: Semcom

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Gente de Opinião Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)