Segunda-feira, 1 de agosto de 2016 - 15h25
O prédio do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) Getúlio Vargas, do município de São Miguel do Guaporé, inaugurado na sexta-feira (29), representa muito para os alunos e servidores da instituição. O prédio, localizado no bairro Planalto, custou pouco mais de R$ 2,5 milhões. Os recursos utilizados vieram dos cofres do estado.
A inauguração foi a segunda presidida pelo governador Confúcio Moura na mesma manhã. Horas antes, em cerimônia similar, ele tinha entregue outra escola no município de Espigão do Oeste.
“A autoestima vai melhorar muito”, prevê Wanderlei Aparecido Gabriel, diretor da instituição.
Cerca de 60% da clientela vem da área rural, o restante mora na área urbana. Desses, 30% são agricultores, gente de mãos calejadas que busca conhecimento sem abrir mão do trabalho. Alguns são obrigados a faltar durante as colheitas de café, por exemplo, e têm que administrar as ausências para não serem reprovados.
“Fico feliz quando inauguro escolas”, disse o governador. “São lugares onde há esperança, futuro e conhecimento”, completou.
Quando o diretor Wanderlei Gabriel fala em autoestima, refere-se à identificação com um espaço próprio. O centro funcionou sempre em instalações de outras escolas. Agora, o Ceeja tem refeitório, biblioteca, espaço multiuso, laboratório de informática, 10 salas de aulas, entre outros.
Para Confúcio Moura, as obras não têm padrinhos depois de concluídas e entregues. “Elas pertencem ao povo. Este processo acontece sempre. Daqui sairão as pessoas que farão novas obras no futuro”.
No refeitório está a funcionária Lusimar de Moura Ferreira, que tem longa trajetória preparando alimentos para estudantes. Sorridente, ela comenta sobre as comidas que faz e serve. Dos 31 anos de profissão, 28 são dedicados ao Ceeja.
Lusimar, que também é conhecida como ‘Lúcia do Ceeja’, revela o gosto pelo ambiente escolar, sobretudo onde a clientela é composta por jovens e adultos que querem recuperar o tempo perdido na ausência das escolas.
Para ‘Lúcia do Ceeja’, o fato de ter espaço próprio, um Ceeja definitivo, é a realização de um sonho. “Muitos não puderam realizar. Eu consegui”, comemorou sempre sorridente, a servidora que tem outros motivos de orgulho na vida. Um deles é o fato de ser mãe de Gilmar Ferreira, presidente da Câmara de Vereadores do município de Presidente Médici. “Ele nasceu para a vida pública. Foi assessor aos 15 anos”, disse.
A secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, anunciou que o governo federal vai deixar de investir no ensino modular, que não apresenta os resultados esperados. Deve ser substituído pelo Ejatec, um formato que inclui a formação profissional paralela à grade curricular comum. “Quem procura esta forma de ensino não pode sair sem uma profissão”, explicou Fátima Gavioli. O Ejatec deve incluir no curso uma parte semipresencial.
A formação profissional, como pretende o governo federal, é uma das preocupações do governador Confúcio Moura, conforme a secretária explicou. Nos próximos anos, o estado precisa incluir sete mil alunos neste tipo de educação.
O município de São Miguel do Guaporé, com seus 24 mil habitantes, está localizado no Vale do Guaporé, e é cortado pela BR 429. As lideranças políticas da região concentraram esforços para a construção do Ceeja e acompanharam a execução das obras.
Com vocação para a produção de alimentos, como ocorre em todo o estado, o município se desenvolve rápido e a educação é um meio deste processo ser acelerado.
A cerimônia de inauguração foi prestigiada por muita gente. A deputada federal Marinha Raupp, os deputados estaduais, Laerte Gomes e Eurípedes Lebrão, todos com grande influência no Vale do Guaporé, estavam presentes, além da secretária Fátima Gavioli.
Os oradores escalados para a cerimônia falaram em agradecimento pela conclusão da obra. A instituição vai receber 670 alunos, que hoje estão em outro prédio emprestado, nos ensinos seriado e modular. As aulas serão iniciadas quando todos os aparelhos condicionadores de ar forem instalados.
Leia mais:
Escola Fernanda Sousa de Paula, em Espigão do Oeste, é reformada e ampliada pelo governo do estado
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho
Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13
Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece
Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada
O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)
"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve presente, na última semana, no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé para acompanhar o trab