Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012 - 05h32
Na última tarde desta terça-feira (7) o chefe-geral da Embrapa Rondônia, César Teixeira, e o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, Samuel Magalhães, reuniram-se com o deputado estadual Luiz Cláudio e uma comissão do município de Alta Floresta D’ Oeste, formada pelo prefeito Daniel Deina, o presidente da Câmara de Vereadores Edmar Boldt e o secretário de agricultura Giovan Damo, que procuraram a cooperação da Embrapa para modernizar a cafeicultura do município.
A comissão busca o apoio tecnológico da Embrapa Rondônia para melhorar a produtividade e a qualidade do café e, consequentemente, tornar o produto mais competitivo no mercado. “Rondônia tem grande potencial produtivo e o café é um dos nossos principais produtos. Para nos tornamos mais competitivos com o café é preciso investir em tecnologia e é isso que buscamos na Embrapa”, disse o deputado Luiz Cláudio.
De acordo com o chefe-geral da Embrapa Rondônia é possível elaborar uma proposta para modernização da cafeicultura do município, envolvendo o planejamento de ações, capacitação de técnicos e demais multiplicadores e a implantação de unidades demonstrativas no local, para que os produtores tenham acesso às tecnologias e ao manejo mais adequado para a cultura. “É extremamente positivo o interesse de municípios em melhorar sua produtividade agrícola e nos colocamos à disposição para dar suporte nesse processo. A Embrapa é o elo chamado tecnologia”. Enfatizou César Teixeira.
O objetivo da comissão é tornar Alta Floresta um modelo para os demais municípios na cultura do café, com alta produtividade e qualidade. “Alta Floresta tem potencial para a cafeicultura e produtores têm interesse em melhorar. Pretendemos oferecer a eles acesso às tecnologias, criar políticas para o café e conseguir, junto aos poderes Executivo e Legislativo, recursos e subsídios para que os produtores possam trabalhar de forma sustentável”, explicou o prefeito Daniel Deina.
Ao final da reunião ficou decido que a Embrapa formalizará uma proposta que terá como base um levantamento participativo junto aos produtores de Alta Floresta, assim como a cooperação de demais órgãos e instituições.
O café em Rondônia
De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) da safra de 2011, Rondônia é o quinto maior produtor de café do País e o segundo da espécie canéfora (Coffea canéfora), destacando-se as variedades Conilon e Robusta, responsáveis por cerca de 90% da área cafeeira do estado. Dados que destacam a cultura como uma das principais fontes de renda das famílias da zona rural do estado.
No entanto a cultura do café em Rondônia possui baixa produtividade, o que pode ser explicado pelo baixo nível de adoção das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e seus parceiros.
Fonte: Embrapa / Renata Silva
“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade
O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con
Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho
Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi