Quinta-feira, 4 de agosto de 2016 - 00h09
A 17ª edição do concurso leiteiro foi marcada nesta ano por uma disputa acirrada na categoria novilha. A diferença do primeiro para o segundo lugar foi de um copo grande de leite, exatamente 495 gramas, o que fez da vaca Itália a campeã na 33ª Exposição Agroindustrial de Ariquemes (Expoari).
A proprietária da novilha Itália, Luana Vital, do município de Monte Negro, é de uma família tradicional na atividade leiteira, e já coleciona títulos de vários concursos leiteiros, mas, segundo ela, essa vitória teve um sabor especial, por vencer a novilha Leise, de Ariquemes, que mostrou ser uma grande produtora de leite, pois na semi-final a diferença foi menor ainda, apenas 0,60 gramas. “A emoção foi quase insuportável”, declarou Luana.
Luana explicou que ela e sua família participam do programa Inseminar, do governo estadual, e conta com a assistência técnica da Emater, o que contribui para a qualidade do rebanho. Com o dinheiro do prêmio ela irá investir ainda mais em melhoramento genético.
Já na categoria vaca, a campeã foi a vaca Vitória, do município de Machadinho do Oeste, de propriedade de Jair Alves, que se consagrou com a produção média de 43.2 quilos, enquanto que a segunda colocada de Ariquemes, a Cleisi, de propriedade de Adeir Souza, registrou a média de 40.3 quilos de leite.
É na região de Ouro Preto do Oeste que se concentra a bacia leiteira do estado, porém, a região do Vale do Jamari vem se destacando nessa atividade. Na 16ª edição do Concurso Leiteiro, realizada em 2015, a vaca Indústria, do município de Monte Negro, foi vitoriosa com a produção de 53 quilos por dia, recorde no estado.
O supervisor técnico da Emater no Vale do Jamari, Mateus Follador, disse que o crescimento expressivo é resultado de incentivos e da assistência técnica oferecida pelo governo, proporcionando melhores condições genética, nutricional e sanitária do rebanho leiteiro. “Por mais um ano, o concurso leiteiro regional demonstrou o potencial genético e produtivo que já é realidade em nossos municípios Uma competição saudável e de grande valia”, ponderou.
Ao todo, 27 produtores dos municípios de Alto Paraíso, Ariquemes, Machadinho do Oeste e Monte Negro participaram do 17º Concurso Leiteiro Regional concorrendo a R$ 20 mil de premiação em dinheiro, divididos entres os primeiros colocados em duas categorias: Vaca e Novilha.
A produção de 684,6 quilos de leite, resultado do concurso leiteiro, foi pasteurizado para ser doado às instituições de caridade e famílias carentes do município de Ariquemes.
O Concurso Leiteiro Regional é uma ação do governo estadual desenvolvida pela Emater, em parceria com a Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA) e a Associação dos Produtores Leiteiros de Ariquemes (Asprodil), que objetiva incentivar e fortalecer a pecuária leiteira da agricultura familiar, através da exposição genética do rebanho e a produção de leite.
Vencedores do Concurso Leiteiro Regional 2016
Categoria Novilha
1º Lugar: Monte Negro, produtora Luana Vital, com a novilha Itália, com a média diária de 24,287 kg de leite
2º Lugar: Ariquemes, produtor Adeir de Souza, com a novilha Leise, com a média diária de 24.122 kg de leite;
3º Lugar: Alto Paraiso, produtor Edson Erezi, com a novilha Famosa, com produção média diária de 12.075 kg de leite
Categoria Vaca
1º Lugar: Machadinho D’oeste, produtor Jair Alves com a vaca Vitória, produção média diária de 43.287 kg de leite
2º Lugar: Ariquemes, produtor Adeir de Souza, com a vaca Cleise, produção média diária de 40.390 kg de leite;
3º Lugar: Machadinho D’oeste, produtor Douglas de Oliveira, com a vaca Mantega, com a produção média diária de 38.990 kg de leite.
Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Leandro Kazuo
Secom - Governo de Rondônia
Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho
Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13
Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece
Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada
O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)
"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve presente, na última semana, no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé para acompanhar o trab