Quarta-feira, 5 de outubro de 2011 - 05h52
Durante entrevista ontem (3) ao jornalista Ricardo Schwantes, de Ariquemes, por telefone, o deputado Padre Ton (PT-RO), ao ser indagado sobre a atuação do governo Confúcio Moura, disse que a gestão começa a mostrar “a cara de Confúcio”, imprimindo uma nova forma de governar, “sem truculência”.
“O governador é uma pessoa simples, em recente evento com os agentes comunitários de saúde se comprometeu a dar a contrapartida, e não é um governador truculento diante das críticas. Ele imprime uma nova forma de governar”, disse o deputado. Padre Ton relatou que tem observado alguns problemas, citando a área da educação, e notado em suas visitas ao estado a execução de investimentos em estradas. E considerou que o governo encaminhou de forma rápida uma solução para a greve dos agentes penitenciários.
O deputado falou ainda sobre a greve na Universidade Federal de Rondônia, Unir, dizendo que mantém contato com o comando de greve, e que recebeu farto dossiê sobre os desmandos na instituição. “A greve ocorre por causa da estrutura ruim dos campi. Está tudo sucateado. Considero inclusive que a CGU e o Ministério Publico tem de ampliar a investigação”.
Produção leiteira
A realização, no dia 7 próximo, do seminário “Boas práticas na produção leiteira na agricultura familiar em Rondônia: Avanços, Limites e Desafios”, em São Felipe, também foi abordada na entrevista. Segundo Padre Ton, serão debatidos os programas Balde Cheio e Pró-Leite, ambos de incentivo à produção leiteira na agricultura familiar.
“Cerca de 16 municípios tem Balde Cheio. São mais de 4 mil experiências. E eu estive com o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, ele quer conversar com o governo do Estado porque existe a possibilidade da instituição financiar o programa. Mas é uma discussão que vamos fazer em São Felipe, escolhido para sediar o seminário em razão de ter diversas propriedades que adotaram este programa”, explicou o deputado.
Reforma política
Outro tema foi a reforma política. O deputado se manifestou favorável ao financiamento público de campanha, e disse ter encaminhado ao relator do projeto de reforma política emenda limitando em três o numero de mandatos no legislativo. “Tenho procurado cada vez mais, em minhas viagens aos municípios de Rondônia, discutir temas de interesse do parlamento e da vida parlamentar para tirar a conotação de que parlamentar é prefeito, governador. Deputado é aquele que fiscaliza e que legisla”, disse.
Fonte: Mara Paraguassu
“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade
O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con
Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho
Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi