Segunda-feira, 5 de junho de 2017 - 09h48
Mais uma vez o governador Confúcio Moura prestigiou a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, participando no sábado (3), no distrito de Surpresa, região de Guajará-Mirim, do encerramento da romaria religiosa que congrega as comunidades ribeirinhas do Vale do Guaporé, tanto do lado rondoniense quanto do boliviano, durante 50 dias de peregrinação, por cerca de 40 localidades.
“Essa festa religiosa é realizada há 123 anos. Não é brincadeira. É muita crença, trazendo resultados muito positivos para as pessoas que têm fé, fazem suas promessas e recebem benefícios da cura e outros atos”, disse o governador Confúcio logo após chegar a Surpresa, à tarde. Ele visitou residências, a área do porto, entrou em uma embarcação e conversou com servidores que representam o governo na região.
O governador disse que a tradição centenária da Festa do Divino só ocorre devido ao cumprimento de princípios e regras claras pactuadas pelos representantes das localidades e municípios ribeirinhos. O roteiro e organização da festa são definidos um ano antes do início, pelo Conselho Geral da Irmandade do Divino, em calendário móvel entre abril e final de maio, quando se comemora o Pentecostes.
“É uma festa encantadora, tradicionalíssima, consagrada por princípios e normas das quais não abrem para nada. Há um rito perfeito, e as populações ribeirinhas brasileira e boliviana comungam deste mesmo ato de fé e crença”, disse Confúcio Moura.
O governador participou do ponto alto do encerramento da 123ª Festa do Divino Espírito Santo – o levantamento do mastro, realizado por membros da comunidade da edição anterior da festa, no caso Porto Murtinho. É um mastro de madeira altíssimo, que foi fincado em frente à igreja São Judas Tadeu, com uma pomba branca na parte superior, que significa que a partir daquele momento o Espírito Santo foi elevado e estará presente, para em seguida acontecer uma festa.
Romeiros de diversas regiões ribeirinhas do Vale do Guaporé e comunidade indígena de Sagarana percorreram as ruas da cidade com velas e cânticos de louvor a Jesus para buscar a imperatriz, o imperador , o alferes da bandeira e o capitão do mastro em suas residências a fim de levá-los até a igreja. Eles também saem em busca do mastro, confeccionado e ornamentado pelo capitão do mastro, para carregá-lo até o local do encerramento dos festejos, havendo a celebração de uma missa.
O senador Valdir Raupp, a deputada Marinha Raupp, o superintendente de Cultura, Juventude e Lazer, Rodnei Paes; o subchefe da Casa Civil Waldemar Albuquerque; o chefe da Casa Militar tenente-coronel Maurício Gualberto e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva, estiveram também no encerramento.
Leia mais:
Religiosidade fortalece a esperança no
Vale do Guaporé com a Festa do Divino
Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia
Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada
O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)
"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve presente, na última semana, no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé para acompanhar o trab
Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, liderou a primeira reunião semanal de gestão instituída pelo Decreto nº 20.748, de 9 de
CIMCERO apresenta propostas em benefício de Alvorada do Oeste
Uma equipe foi enviada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO), Gio Damo, ao município de Alvorada do Oeste para apresenta