Segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014 - 11h40
A Associação GABGIR do Povo Indígena Paiter Suruí e o Conselho Tutelar de Cacoal foram beneficiados sexta-feira, 14, através do mandato do deputado federal Padre Ton (PT), respectivamente com a entrega de um trator e um veículo Fiat Pálio Weekend. O ato de entrega do trator ocorreu em frente à prefeitura, com a presença de do prefeito Padre Franco, secretários municipais, vereadores e lideranças. O delegado federal do MDA em Rondônia, Genair Capeline, também compareceu ao evento.
O assessor de Assuntos Indígenas da prefeitura de Cacoal, Paline Suruí, agradeceu o empenho do deputado para atender as demandas de sua comunidade. Paline destacou que o trator, equipado com carreta basculante, lamina dianteira com comando independente e concha, além de perfurador de solo, será um aliado importante para o desenvolvimento da agricultura extrativista, através da Associação GABGIR, que tem se destacado na colheita da castanha do Pará.
O Conselho Tutelar, através da Secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, recebeu um veiculo Fiat Palio Weekend, com o objetivo de fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. A conselheira Marilande Alves disse que até esta data o Conselho executava seus trabalhos com um carro emprestado da prefeitura. Segundo ela, o veículo é um reconhecimento da população e da classe política aos diretos garantidos no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).
O prefeito Padre Franco disse que a visita do deputado ao município é motivo de muita alegria, pois mostra o trabalho do Padre Ton voltado para a comunidade indígena, não apenas de Cacoal como de todo o estado e País, defendendo a causa na Câmara dos Deputados “com uma sensibilidade destacada”.
O prefeito lembrou ainda que a entrega do veiculo ao Conselho Tutelar representa a atenção do parlamentar para atender as demandas que preocupam as famílias cacoalenses. Franco aproveitou para agradecer os recursos destinados ao município em diversas áreas da administração, que têm contribuído para o crescimento de Cacoal.
Padre Ton disse que os índios são agricultores e que a demanda da comunidade era por trator que pudesse ajudar no transporte da castanha, com forte produção na região, e que será comercializada em todo o Brasil durante os jogos da Copa do Mundo. “Agora que eles têm o trator que necessitavam, a associação poderá se transformar em exemplo para as demais organizações, tanto no extrativismo, como na agricultura familiar”, destacou Padre Ton.
Sobre o veiculo destinado ao Conselho Tutelar, o parlamentar disse que ele faz parte de um Kit que será entregue para dar suporte ao trabalho. Além do carro, os conselheiros irão receber cinco computadores, impressora multifuncional, refrigerador e bebedouro. Padre Ton lembrou que os kits foram adquiridos com orçamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com investimentos que ultrapassam 54 milhões.
Mediante emenda parlamentar de R$ 500 mil, por ele indicada, estão sendo equipados dez conselhos tutelares do estado – Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis, Cacoal, Costa Marques, Guajará Mirim, Jaru, Presidente Médici, Santa Luzia, São Felipe e São Miguel do Guaporé. O kit de Guajará-Mirim também já foi entregue.
“Muitas vezes os Conselhos Tutelares nos municípios são deixados em segundo plano e o kit vem reforçar ainda mais o compromisso destes homens e mulheres que desenvolvem um árduo trabalho de proteção as nossas crianças e adolescentes”, finalizou o deputado.
Fonte: Mara Paraguassu
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi
Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de fer
A Prefeitura de Porto Velho sancionou, na última segunda-feira (13), a Lei nº 3.243/2025, que torna obrigatória a realização de adaptações razoáveis n