Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017 - 07h18
Com um investimento de R$ 404 mil, o Governo de Rondônia construiu e entrega hoje, sexta-feira (17) a obra da nova sede da Agência de Rendas de Pimenta Bueno, a quarta de um projeto padronizado, com estrutura física, recursos tecnológicos e operacionais para poder prestar melhores serviços ao contribuinte, com agilidade e conforto.
Segundo Maria da Conceição Lopes, gerente substituta de Administração e Finanças da Secretaria de Fazenda (Sefin), o objetivo do Governo é ampliar as melhorias de atendimento ao contribuinte, e também as condições de trabalho dos servidores, que motivados pelo novo ambiente de trabalho e pelo conjunto de benefícios adicionais, como os recursos de tecnologia da informação (TI) certamente responderão com o aumento da produtividade, o que é bom para todos.
Com uma área construída de 172,68 m², a nova sede da Agência de Rendas de Pimenta Bueno, assim como as de Guajará-Mirim, Presidente Médici e Ouro Preto do Oeste, foi executada com recursos do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia (Pidise), e atende a uma exigência do governador Confúcio Moura de dar ao contribuinte o melhor atendimento possível. Para ele, os produtores rurais, os comerciantes, os industriais, a agroindústria e todo segmento produtivo do Estado precisam de estímulo para abrir e ampliar seus negócios, e cabe ao Governo promover as melhorias e dar o incentivo necessário e possível.
Em seu ponto de vista, a Agência de Rendas é um órgão fundamental tanto para o Governo que dinamiza e melhora seu processo de arrecadação, quanto para o contribuinte e a população em geral, que usufrui de todos os serviços que ela presta – arrecadação de tributos, emissão de certidões, etc. Confúcio Moura chegou a ser enfático ao justificar a realização da obra, destacando o papel do órgão que, segundo ele, arrecada sim, mas também divide. “O imposto que o empresário paga chega às prefeituras, aos demais poderes, se transforma em renda e volta ao comércio”, disse simplificando a equação da distribuição do bolo tributário.
Na nova agência de Rendas de Pimenta Bueno, que é gerenciada por Jun Kariatsumara e sua equipe, o cidadão contribuinte poderá emitir certidões e resolver todos os assuntos sobre tributos, e em especial recolher taxas relativas ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), entre outros.
Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Sefin
Secom - Governo de Rondônia
Prefeito se reúne com empresários e propõe parceria para solucionar problemas de Porto Velho
Na perspectiva de firmar parcerias e agilizar soluções para os problemas de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes se reuniu na tarde de segunda-feira (13
Fundeb 2025: mais de 1,5 bilhão será destinado aos municípios de Rondônia
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Fazenda (MF) divulgaram, a Portaria Interministerial n.º 14/2024, que contém as estimativas de rece
Coronel assume Sugat, centro de escândalo de corrupção na gestão passada
O prefeito Affonso Cândido anunciou a nomeação do Tenente-Coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti para a Superintendência Geral de Apoio Técnico (Sugat)
"Tatuzão" atua na desobstrução de bocas de lobo em operação de combate a alagamentos em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve presente, na última semana, no cruzamento das avenidas Rio de Janeiro e Guaporé para acompanhar o trab