Sábado, 20 de agosto de 2011 - 09h05
Teve início ontem, sexta-feira (19), no município de Ji-Paraná, a 2º Etapa do Programa de Qualificação dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Rondônia-ENFRO. Promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) e apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), mais 32 enfermeiros serão qualificados e capacitados através dos cursos de ATCN/ATLS- com Suporte Avançado no Trauma. Divididos em duas turmas de 16 alunos, a primeira turma recebe a formação nessa sexta-feira (19) até sábado (20), com aulas teóricas e práticas e a segunda turma recebe a formação no domingo (21) e segunda (22). O curso está sendo realizado na igreja Elshadai do município.
O presidente do Coren-RO, Diogo do Casal, ao dar as boas vindas aos profissionais que participam dessa 2º Etapa do Programa, destacou que a capacitação dos profissionais de enfermagem do estado de Rondônia, vem representar o compromisso do Coren-RO e desta gestão com seus inscritos, sendo está, uma oportunidade gratuitamente oferecida aos profissionais rondonienses, no que consiste no aprimoramento e na valorização da enfermagem no estado.
“É justamente isso que o Coren-RO busca: aprimorar os conhecimentos dos profissionais de enfermagem e melhorar o atendimento ao paciente, principalmente no setor de urgência e emergência” afirmou o presidente, lembrando ainda que dado ao sucesso do Programa, o Coren-RO já capacitou em sua 1ª fase realizada com sucesso, que mais de 350 profissionais em todo o estado tivessem acesso aos cursos de aperfeiçoamentos através de diferentes temáticas.
Na próxima semana o município a ser beneficiado com Programa de Qualificação, será Cacoal, onde mais 32 enfermeiros da rede pública terão a oportunidade de participar dos cursos oferecidos pelo Coren-RO.
A diretora do ATCN no Brasil, Cristiane Domingues, ao falar sobre a importância do curso, parabenizou a preocupação do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia, em qualificar e capacitar os seus profissionais, oportunizando ainda aos seus inscritos um curso como este, sem nenhum custo ao profissional. “O Coren-RO é o primeiro Conselho de Enfermagem que oferece um curso com tamanha relevância no que tange a capacitação em seu grau de importância, como o ATCN-ATLS, tanto para os profissionais quanto para a sociedade, a qual é maior beneficiada com o Programa, no que se refere na melhoria do atendimento ao paciente”. Destacou.
Os cursos estão sendo ministrados por profissionais do mais alto nível de conhecimento da área, a nivel nacional entre eles: O médico Roberto Pecorari, enfermeira Simone Crispim, enfermeira Karina Souza, enfermeira Lilian Nogueira, enfemeira Cibeli Solai, e as coordenadoras Cláudia Quadrado e Naiara Rodrigues. No final dos cursos além de capacitados os profissionais estarão recendo certificado internacional.
O ATCN atualmente em conjunto com o Advanced Trauma Life Support® (ATLS®), dos Estados Unidos, vem sendo operacionalizado por mais de 20 anos, e desde então é reconhecido pelo excelente programa educacional em trauma. É oferecido em mais de 20 estados norte-americanos e em diversos países como (Dinamarca, Arábia Saudita, Itália, Hong Kong, Suécia, Porto Rico, Espanha e Portugal). No Brasil, o programa ATCN iniciou em maio de 2009.
Fonte: Coren-RO
“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade
O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con
Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho
Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo
Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho
Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo
Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi