Domingo, 2 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Curso de Engenharia não sairá de Ji-Paraná



Em reunião realizada nesta semana entre o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) e o Reitor da Universidade Federal de Rondônia, José Januário de Oliveira Amaral, o deputado teve garantias da reitoria que o Curso de Engenharia Ambiental não será transferido para Porto Velho, como queriam alguns professores do Curso.

Januário ressaltou ainda que estará em Ji-Paraná no próximo dia 3 de agosto para uma reunião às 16 horas com os professores do departamento de engenharia e alunos do curso para tratar sobre o assunto. Conforme o reitor, a intenção da Universidade é trazer mais investimentos e estruturar os cursos do interior do estado.

No inicio deste ano, foi aprovado pelo departamento de Engenharia do Campus, a proposta de retirar o Curso de Engenharia Ambiental de Ji-Paraná e levá-lo para a Capital com a intenção de criar um centro de engenharia no Estado. Outra argumentação dos professores é quanto a falta de estrutura do Curso em Ji-Paraná.

A proposta passou a ser desarticulada pelo diretório acadêmico do campus e pelos deputados, estadual Jesualdo Pires e federal Anselmo de Jesus que intervieram junto a direção e a reitoria.

Alunos, parte dos professores, deputados e agora reitoria, compartilham da mesma opinião, de que a viabilidade é manter o curso em Ji-Paraná e então somar esforços para que o curso receba os apoios necessários para as melhorias estruturais, essenciais para a qualidade do ensino e o reconhecimento do mesmo, junto ao Ministério da Educação (MEC).

Jesualdo Pires ressaltou que Porto Velho também sofre com falta de estrutura e que o campus de Ji-Paraná está muito mais adiantado possuindo inclusive alguns laboratórios e prédio especifico para a finalidade dos cursos de engenharia.

"Estaríamos andando na contra-mão se apoiássemos essa idéia. Hoje é mais viável criar um pólo de engenharia em Ji-Paraná. Nossa luta é para fortalecer o campus de Ji-Paraná", frisou Jesualdo.

INVESTIMENTOS - Jesualdo Pires após expor sua preocupação com a possibilidade de saída do curso, anunciou ao reitor que empenhou uma de suas emendas, no valor de R$ 50 mil para o calçamento com bloquetes para o pátio da universidade.

O reitor Januário ressaltou que está em processo de licitação investimentos na ordem R$ 1,6 milhão para o Campus de Ji-Paraná e que não faz sentido a transferência de nenhum curso do campus.

O curso de Engenharia Ambiental foi implantado em Ji-Paraná no ano de 2007 e possui três turmas contando com cerca de 100 alunos, a maioria vinda de municípios do centro-sul do Estado.  A primeira turma de engenheiros ambientais será graduada em 2011.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 2 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

Prefeitura de Porto Velho apresenta resultados dos primeiros 30 dias da nova gestão

A Prefeitura de Porto Velho encerrou a semana promovendo mais uma reunião dos 100 dias de governo, no auditório do Prédio do Relógio, com um balanço d

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

Prefeito assina decreto que prorroga pagamento com desconto até 5 de março

A Prefeitura de Porto Velho prorrogou o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025 e da Taxa de Re

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Corumbiara celebra entrega do Selo SIM CIMCERO de qualidade para agroindústria

Nesta quarta-feira (29) a cidade de Corumbiara deu um passo importante para o desenvolvimento das agroindústrias locais com a entrega oficial do Sel

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Incêndio controlado no Hospital Municipal de Ji-Paraná

Não houve pacientes feridos, apenas prejuízos materiais, no início de incêndio na ala da Geriatria do Hospital Municipal (HM) Dr. Claudionor do Cout

Gente de Opinião Domingo, 2 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)