Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Curso de LIBRAS na educação de Ji-Paraná


Com carga horária de 30 horas para esta etapa, este curso terá como público alvo profissionais da educação que já estão atuando com alunos surdos seja em sala de ensino regular ou salas de recursos e também familiares de alunos surdos que queiram melhorar a comunicação em casa.

Este curso será ministrado pelos instrutores que trabalham na Semed Ronaldo de Oliveira e Zélia Augusta, bem como pela professora e pedagoga especialista em LIBRAS do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com Surdez, Intérprete e Facilitadora dos Cursos de Libras Jusiany Pereira da Cunha dos Santos.

Segundo a professora Jusiany o objetivo é propiciar aos cursistas a compreensão das diferenças metodológicas no atendimento às necessidades especiais da pessoa surda. ”Por meio dos encontros presenciais nós vamos propor a aquisição de vocabulário em LIBRAS, através da contextualização de situações cotidianas”. Explicou.

A língua de sinais teve sua origem na França no período medieval nos mosteiros como forma de driblar o voto de silencio. O Frade Ponce de Leon foi o pioneiro na Educação dos Surdos da Nobreza. No Brasil A Língua Brasileira de Sinais surgiu a partir do Instituto dos Surdos-Mudos, fundada em 1857, como escola para surdos no Brasil - atualmente denominado Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).

É uma língua natural da comunidade Surda e surgiu para facilitar a comunicação, é uma língua com estrutura e gramatica própria e está regulamentada através da LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002, através do DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. A LIBRAS é de uso corrente apenas no Brasil, pois como as língua de sinais não são universais, cada país possui a sua própria língua.

As inscrições ainda podem ser feitas gratuitamente na Semed, que está localizada na Rua Almirante Barroso, 1853 - Bairro Casa Preta - CEP 76.907-614 em Ji-Paraná.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

“Direito e Justiça” pede a Leo que reerga moralmente o Conselho da Cidade

O Centro de Estudos e Pesquisas de Direito e Justiça, organização da sociedade civil com atuação no desenvolvimento urbano, que detém assento no Con

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Defesa Civil realiza operação para garantir segurança dos ribeirinhos em Porto Velho

Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizo

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Reunião semanal dos 100 dias apresenta metas e avalia resultados em Porto Velho

Nesta sexta-feira (17), aconteceu no Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, a segunda reunião semanal dos primeiros 100 dias de governo

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

Termo de paralisação não interrompe a operação do terminal rodoviário em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), oficializou via Termo de Paralisação nº 001/2025, publi

Gente de Opinião Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)