Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 - 14h11
Com o objetivo de preservar vidas e também de reduzir danos materiais durante este período de inverno amazônico, a Defesa Civil de Porto Velho realizou, na manhã desta segunda-feira (20), uma ação informativa nas comunidades localizadas na margem direita do rio Madeira, com distribuição de uma cartilha, que também está disponível no site da Defesa Civil.
A ação, que faz parte da "Operação Inverno 2025", contou com a presença do coordenador da Defesa Civil, o médico socorrista Marcos Berti, a equipe da Prefeitura de Porto Velho distribuiu panfletos alertando sobre os riscos do avanço do nível do rio Madeira e as precauções relacionadas à saúde pública nesta época do ano. Especialista em ações com foco no resgate e salvamento de pessoas em situação de desastre ambiental, Marcos Berti afirmou que, através das determinações do prefeito Léo Moraes, os trabalhos preventivos terão um foco maior, justamente, para evitar incidentes e garantir a saúde dos porto-velhenses mais necessitados.
"A nossa equipe vem trabalhando para garantir o bem-estar da comunidade, garantindo que essas pessoas tenham tranquilidade. Mas, para isso, é necessária a prevenção", considerou o coordenador.
SEM PERIGO
Ainda segundo o chefe da Defesa Civil, até o momento não há risco de alagação em nenhuma das áreas ribeirinhas do município, porém, o monitoramento precisa ser constante, uma vez que o rio Madeira sempre se mostra imprevisível.
"Não estamos em emergência, porém, é sempre importante ficar um passo à frente, esse é o nosso trabalho e dessa forma daremos continuidade a essas ações até o final do mês de junho, quando as chuvas devem começar a cessar", finalizou Marcos Berti.
Esse trabalho integra o plano de ação do prefeito Léo Moraes para o choque de gestão dos seus primeiros 100 dias à frente da Prefeitura de Porto Velho.
CONTATOS EM CASO DE EMERGÊNCIA
Em caso de necessidade, os munícipes devem acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 e (69) 98473-2112 ou os demais órgãos competentes como Polícia Militar (190), Samu (192) e Corpo de Bombeiros (193).
Prefeito Léo Moraes visita distrito de Nazaré e reforça ações emergenciais da Prefeitura
Diversas comunidades ribeirinhas ao longo do rio Madeira já enfrentam os impactos severos da cheia, que em algumas regiões do baixo Madeira ultrapasso
Prefeitura fiscaliza obra noturna de reparo asfáltico e reforça exigência de qualidade nos serviços
A Prefeitura de Porto Velho segue avançando nas ações de fiscalização e melhoria da infraestrutura urbana. Na noite de sábado (29), o prefeito Léo Mor
Prefeitura mobiliza setor produtivo para reduzir impactos da cheia do rio Madeira
O avanço das águas do rio Madeira no perímetro urbano de Porto Velho e dentro das comunidades ribeirinhas vem mobilizando a Prefeitura, através da ins
Porto Velho: mega feira de artesanato começa nesta sexta no Mercado Cultural
Alinhada à tendência de grandes cidades, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Sem