Quinta-feira, 13 de julho de 2017 - 08h16
A cidade de Vilhena atende a saúde regionalizada do Cone Sul de Rondônia, além de receber pacientes do Norte do Mato Grosso. A exemplo da maioria dos municípios do País, os recursos para assegurar o atendimento são escassos e a população cobra por melhorias no setor.
Para discutir apoio para a saúde do município, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), e os deputados estaduais Luizinho Goebel (PV) e Jean Oliveira (PMDB) se reuniram com vereadores, na segunda-feira (10), na Câmara Municipal.
Os vereadores relataram as cobranças que a população tem feito, especialmente por cirurgias eletivas, como as ortopédicas. A fila de espera é grande, segundo eles informaram, com a capacidade da rede de saúde de atender a demanda, a cada dia mais reduzida.
"Já destinei R$ 500 mil para a prefeitura, que serão aplicados na manutenção e custeio dos serviços municipais de saúde de Vilhena, que é um município polo, que abrange todo o atendimento do Cone Sul do Estado”, detalhou Maurão.
O presidente da Assembleia anunciou que os deputados estaduais transformaram um projeto que iria gastar R$ 52 milhões para a construção de uma nova sede para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em mais recursos para a saúde.
"Boa parte desse dinheiro será aplicado na compra de medicamentos e equipamentos, para serem utilizados em mutirões de cirurgias, como as ortopédicas. Uma outra parte será investida na compra de ambulâncias. Já trabalhamos junto ao Governo um novo projeto e iremos conduzir esta ação", informou.
Luizinho Goebel defendeu que haja uma união política, para buscar o apoio necessário junto ao Governo, para socorrer a saúde de Vilhena. "Não tem outro caminho, senão a junção de forças, para que possamos dar um novo impulso para a saúde em Vilhena, atendendo com isso a população de todo o Cone Sul", disse Goebel.
O presidente da Câmara, Adilson de Oliveira (PSDB), defendeu que haja o aumento do teto de atendimentos para a saúde local, pois o número de pacientes só tem aumentado. "Isso precisa ser feito, para que haja o pagamento justo do que for realizado. Hoje se atende mais do que o previsto, e isso acaba trazendo prejuízos", observou.
Mais tarde, Maurão se reuniu com a prefeita Rosani Donadon (PMDB), quando reafirmou o seu apoio e parceria ao município, não apenas na saúde, mas nas demais áreas também.
ALE/RO - DECOM – Eranildo Costa Luna / Foto: Marisvaldo José
Em mais uma ação de cuidado e presença nos momentos mais difíceis, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, nesta semana esteve nos distritos de Calama
Semur dinamiza ações de Conselho Municipal da Cidade
Mais do que um simples pronunciamento, a fala do novo titular da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (SEMUR), adv
Porto Velho está entre as capitais mais bem avaliadas do país no Índice de Transparência
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da Autoavaliação de Transparência e Acesso à Informação, p
Para marcar os primeiros 100 dias de gestão do prefeito Léo Moraes, acontece neste sábado (12), a partir das 18h, no Parque da Cidade, um evento comem